Com a aliança entre a Renault-Nissan-Mitsubishi – Alliance 2022 – estes pretendem dobrar a eficiência e poupar 10 bilhões de euros ao ano, após 2022, e coloca-se assim a ênfase na importância da Mitsubishi, principalmente na tecnologia híbrida que detém.
O Mitsubishi ASX é portanto um produto que vai ter de se enquadrar nesta nova aliança – não esquecer a parceria Renault/Nissan/Mercedes – e, neste particular, a marca mantém em comercialização aquele que sempre foi um produto bem-sucedido.
Num produto lançado já em 2010 a Mitsubishi soube manter o ASX atualizado tanto exterior como interiormente. Nesta versão Black Edition aposta na vertente equipamento como forma de capitalizar ainda maior volume de vendas.
Exteriormente, a estética mantém a beleza das linhas iniciais, e que, fruto das várias alterações sofridas manteve a sua atualidade. No interior, existe ainda uma aposta em plásticos rijos, mas que pela boa montagem o isenta de ruídos parasitas. O design interior foca-se em linhas clássicas mas modernas, com um claro enfoque na funcionalidade. A posição de condução – alta – própria destes veículos e uns bancos em pele com bom apoio, permitem uma boa posição de condução. Em termos de espaço interior nada a apontar, num modelo que permite o transporte correto de 5 passageiros.
Em termos dinâmicos, mencionar que o motor de 115cv não é um sprinter mas também não desilude, sendo que em estrada devemos sempre conhecer bem o terreno para retomadas de aceleração ou ultrapassagens, sendo que a caixa de velocidades é, em qualquer momento, exemplar no seu funcionamento.
O comportamento do ASX privilegia, por isso, uma condução com foco no conforto. O equipamento de série nesta versão especial Black Edition inclui ar condicionado automático, câmara de estacionamento traseiro, sensores de luz e chuva, sistema de ajuda ao arranque em subida, sistema de mãos livres Bluetooth com reconhecimento de voz, jantes de liga leve de 18” Blacktone, bancos em pele e tecido e que fruto da campanha promocional de aniversário da marca possui um preço de 24.400 euros.
Autor: Jorge Farromba, Email: jorgefarromba@gmail.com
De acordo com o site da marca, o preço de campanha é “válido para o ASX 1.6 DI-D Intense Black Edition, envolvendo o abate de uma viatura com mais de 18 anos registada na propriedade do comprador há mais de 6 meses. Não inclui pintura metalizada, despesas administrativas e de transporte. O valor é válido até 31 de março de 2018. Consumo combinado de 5.7l/100km. Emissões de CO2 de 132g/km.”