O primeiro grande evento da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023 ocorreu ontem, 1 de agosto, no Parque Eduardo VII, na designada Colina do Encontro, tendo reunindo, de acordo com os cálculos da PSP, mais de 200 mil peregrinos.
A Missa de Abertura foi presidida pelo Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que na sua homilia lembrou o lema geral da Jornada, referindo “Maria levantou-se” e “pôs-se a caminho, dirigiu-se apressadamente para a montanha, entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel”.
O Cardeal-Patriarca de Lisboa lembrou aos peregrinos que também eles se tinham levantado e posto a caminho, independentemente da distância para chegarem e estar ali. No caso da pressa de Maria lembrou que também outros se apressaram a vir ao vosso encontro para vos levar a Jesus e tudo quanto Ele vos oferece de horizontes largos e vida em abundância “
“Maria entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel”, D. Manuel Clemente, acrescentou que “é muito importante que seja assim convosco e com todos” e acrescentou: “Na verdade, cada encontro que tivermos deve ser inaugurado com verdadeira saudação, em que troquemos entre nós palavras de acolhimento sincero e plena partilha”.
A Missa contou com a participação de 7.120 Padres e 500 Bispos, dos quais 30 da Conferência Episcopal Portuguesa. Na cerimónia, marcaram também presença 20 Cardeais e 55 jovens provenientes dos cinco continentes, que integraram a equipa litúrgica do encontro.
Mais de sete mil voluntários em toda a Colina do Encontro deram um inestimável apoio, a uma missa que teve 1.800 Ministros da Comunhão. Uma cerimónia animada por 290 elementos do coro e orquestra JMJ Lisboa 2023, dirigidos pela maestrina Joana Carneiro.