Ministro da Economia, Pedro Reis, faz visita ao Qatar para captar investimento externo

Ministro da Economia, Pedro Reis, faz visita ao Qatar para captar investimento externo
Ministro da Economia, Pedro Reis, faz visita ao Qatar para captar investimento externo

O Ministro da Economia, Pedro Reis, faz, de 27 a 30 de agosto, uma visita oficial ao Qatar, para reforçar as relações bilaterais, e em particular as económicas, em tendo como objetivo central a captação de investimento externo para Portugal.

Da agenda de Pedro Reis, em Doha, fazem parte encontros com o Ministro das Comunicações e Tecnologias da Informação, Mohammed bin Ali bin Mohammed Al Mannai; o Ministro das Finanças, H.E. Mansoor bin Ibrahim Al-Mahmoud; o Ministro de Estado para os Assuntos da Energia; Saad bin Sherida Al Kaabi; o Ministro dos Transportes, Jassim bin Saif bin Ahmed Al Sulaiti; e o Ministro do Comércio e Indústria, Sheikh Mohammed bin Hamad bin Qassim Al Abdullah Al Thani.

Pedro Reis, que é acompanhado pelo embaixador de Portugal em Doha, Paulo Neves Pocinho, e pelo representante local da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Manuel Couto Miranda, irá também reunir com responsáveis pelos fundos soberanos do Qatar, o Qatar Investment Authority e o Qatari Diar Real Estate Investment Company.

A agenda da visita do Ministro da Economia ao Qatar tem, como é referido em comunicado do Ministério, o objetivo essencial “de captação de investimento, para além do apoio à internacionalização das empresas portuguesas, em várias áreas de atividade, entre as quais, indústria, energia, serviços e mobilidade, abrindo novas portas ao relacionamento económico entre os dois países”.

“As relações comerciais entre Portugal e o Qatar têm um grande potencial de crescimento. No primeiro semestre de 2024, Portugal era o 73.º cliente do Qatar e o 76.º fornecedor. Os principais bens exportados para aquele país do Golfo foram máquinas, veículos, calçado, produtos agroalimentares e químicos e cerâmica e vidro. As importações incidiram sobretudo nos produtos químicos, na sua maioria plásticos”, refere o comunicado do Ministério da Economia.

O comunicado refere ainda que “o número de empresas exportadoras portuguesas para o Qatar tem seguido uma tendência crescente. Em 2022 havia já 390 empresas com exportação para aquele país. E que os investimentos mais relevantes do Qatar em Portugal são: participação na EDP, participação na VINCI Energies Portugal (ambas do Fundo Soberano do Qatar) e a W Algarve, primeiro resort da marca que representa um investimento de 300 milhões de euros e que prevê a criação de 300 postos de trabalho diretos e 200 indiretos.”