Um novo mestrado Erasmus Mundus Joint Master Degree em Biologia do Envelhecimento (IMAgein) é disponibilizado pela Universidade de Coimbra. A nova oferta formativa é financiada em 4 milhões de euros pela União Europeia (UE) e integrará o Mestrado em Biologia Celular e Molecular (MBCM) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).
O IMAgein reúne o conhecimento de cinco universidades europeias, acolhendo polos de excelência em investigação e programas académicos em biologia do envelhecimento, nomeadamente: Université Côte d’Azur (parceiro coordenador), Universidade de Coimbra, Universidade de Colónia, Universidade de Sevilha e Sorbonne Université.
João Peça, docente do DCV e coordenador local do novo mestrado referiu: “Este consórcio vai permitir a formação avançada no campo da biologia do envelhecimento, da futura geração de cientistas, investigadores translacionais e profissionais do setor privado. O IMAgein irá capacitar os alunos para se tornarem a próxima geração de líderes na investigação e indústria da Biologia do Envelhecimento, implementando soluções inovadoras para os desafios societais do século XXI”.
A Universidade de Coimbra indicou que no IMAgein, participam investigadores e docentes da FCTUC, Faculdade de Farmácia e Faculdade de Medicina, assim como do Centro de Neurociências e Biologia Celular e do Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento.
Os estudantes do IMAgein – 25 por edição – farão parte de um grupo selecionado que irá trabalhar com investigadores líderes no campo, em pelo menos duas universidades do consórcio.
O MBCM, o mais antigo mestrado em Portugal na área, e é amplamente reconhecido pelo caráter inovador, internacionalização e excelência dos ramos de Especialização em Biomedicina e Neurobiologia. O MBCM integra também o programa Erasmus Mundus em Neurociências (NEURASMUS), desde 2011.
A Universidade de Coimbra indica, no seu comunicado, que a equipa que colaborou na elaboração da candidatura IMAgein inclui João Peça, coordenador do MBCM, Emília Duarte e Carlos Duarte, do DCV/ FCTUC.