O Mercado do Bairro de Santos, na Rua Cardeal Mercier, em Lisboa, reabriu depois de obras de requalificação. Com esta intervenção, o mercado passou a ser mais um polo no mapa da vida local do Bairro de Santos.
O projeto da requalificação, feito pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), procurou valorizar o espaço comercial e a sua envolvência. Nesta intervenção a CML indicou que estiveram presentes as premissas de “qualidade arquitetónica e ambiental, para atrair a população ao local e agregar a vivência pelas famílias residentes.”
O mercado tem agora uma praça central coberta, com bancos, árvores, um quiosque de revistas e afins e é ladeada por lojas comerciais, ao nível do chão e num nível superior, onde foi criada uma galeria comercial. O acesso ao nível superior é feito por escadas de ambos os lados e por um elevador panorâmico que possibilita uma maior mobilidade. No nível superior estão os WC, para homens e para mulheres e para pessoas com mobilidade condicionada.
As lojas comerciais incluem no piso 0: florista; duas charcutarias; iluminação; restaurante; Engomadoria e lavandaria; duas peixarias; cafetaria; frutas; costureira, e artesanato e lavoures. No piso 1: delegação da junta de freguesia de Avenidas Novas; padaria; cantina do mercado; lavandaria; churrasqueira; gelataria; loja de roupa para bebés e mães; centro de cópias e barbearia.
A grande parte do edifício do mercado é ocupada por um supermercado com a designação comercial “Mini Preço Family” da empresa “DIA Portugal Supermercados”, que possui na parte virada para a Rua Portugal Durão um parque de estacionamento.
O mercado é gerido pela Junta de Freguesia de Avenidas Novas, mas o equipamento ficou concessionado, no âmbito de um concurso público, à empresa “DIA Portugal Supermercados”. A CML indicou que na parceria a empresa “DIA Portugal Supermercados” ficou também com a exploração do parque de estacionamento adjacente, num investimento total de 1.480.563,45 euros.