O MEO Sudoeste, o grande festival de verão de Zambujeira do Mar, assinala este ano 21 anos de existência, e para comemorar a efeméride a organização aposta numa ainda maior atenção às zonas de estar e lazer, com um forte reforço a nível tecnológico e de infraestruturas, bem como, a momentos de programação diferentes, desenhados para animar as tardes do campismo até à abertura do recinto.
Os grandes nomes do cartaz do 22.º MEO Sudoeste são já conhecidos e compõem o elenco perfeito para este ano do maior festival do verão, e que vão levar muitos milhares de festivaleiros à Herdade da Casa Branca, entre 7 e 11 de agosto.
Entre outros destacamos Shawn Mendes que chega com novo álbum para apresentar, J Balvin, Lil Pump e Jason Derulo que se estreiam em Portugal, e os fãs da música eletrónica aguardam com expectativa as atuações de Don Diablo, Desiigner, Hardwell e Marshmello e a música nacional estará muito bem representada com concertos como os de Diogo Piçarra ou Mundo Segundo & Sam The Kid que prometem levar ao rubro o público do MEO Sudoeste.
Mas a música não fica só pelos palcos principais, este ano, os campistas da Herdade da Casa Branca vão ser diariamente surpreendidos com mais um palco, o MEO Sounds by Sofar. Um conceito diferente de concerto, num espírito mais intimista, feito à imagem do movimento global Sofar Sounds, em que o público mais atento pode assistir à performance privada de um artista secreto, num local é revelado em cima da hora.
A organização do festival indicou que diariamente, ao fim da tarde, haverá um MEO Sounds by Sofar em uma área do campismo, sempre diferente e sempre com um artista surpresa. Os concertos serão anunciados meia hora antes do seu início através da App MEO SW e das redes sociais do festival.
A marca MOCHE apresenta este ano um novo conceito de palco, o MOCHE Ring, que recria um ringue de combate e uma pista de dança inspirada nos ringues de carrinhos de choque que existem por todo o país. Neste palco a organização já confirmou as curadorias de “Orelha Negra”, “I Love Baile Funk”, “Electronic Jungle by Carlos Manaça” e “EDM to the Fullest”.
Todos os anos milhares os jovens chegam de novo, ou pela primeira vez ao MEO Sudoeste e identificam-se e fidelizam-se ao evento e, também, às marcas comerciais da Altice Portugal, como: MEO, MOCHE e SAPO, o que justifica naturalmente a música como um dos principais eixos estratégicos da comunicação da empresa.
Em 2018, o MEO Sudoeste vai ter:
Inovação e Tecnologia
■ O MEO Sudoeste foi o primeiro evento de música a disponibilizar WiFi grátis em todo o recinto, feito único no panorama dos festivais em Portugal, e continua a investir em melhoramentos para todos os festivaleiros ao nível das infraestruturas tecnológicas. Este ano haverá 16 hectares de cobertura WiFi de última geração, disponível em todo o recinto, incluindo o campismo e o estacionamento.
A qualquer hora, em qualquer lugar, será possível partilhar os melhores momentos, pesquisar informação, ver os vídeos dos artistas que vão atuar e estar em contacto com o mundo, com as mesmas condições de acesso que o MEO WiFi possibilita nos seus mais de 1100 Hotspots MEO WiFi Premium, com capilaridade nacional.
■ O MEO vai disponibilizar um upgrade da já “muito premiada” App MEO SW, que pela primeira vez será bilingue, com os conteúdos desenvolvidos tanto em Português como em Inglês. Devido ao crescente público internacional que visita o MEO Sudoeste e que no ano passado já representou 16% dos festivaleiros. A App MEO SW vai permitir, através do smartphone, acompanhar a evolução do cartaz, ver os perfis dos artistas, o mapa do recinto e ficar a pare dos locais e artistas do MEO Sounds by Sofar, assim como outras funcionalidades diferenciadoras, tais como: MEO Ride, Shake Chat e MEO or Not.
■ De destacar ainda que a Altice Portugal irá disponibilizar, em pleno MEO Sudoeste, a primeira demonstração pré-comercial de equipamentos 5G, para que todos os festivaleiros possam ter um primeiro contacto com esta tecnologia do futuro.
■ Naturalmente, haverá como em todos os anos Pontos de Carregamento de Telemóveis, nesta edição distribuídos pelo recinto e o campismo, em número ainda mais significativo.
Recinto
■ De modo a garantir as melhores condições aos festivaleiros, o MEO Sudoeste reforça novamente este ano os serviços disponíveis no campismo. Os frequentadores desta área vão poder contar este ano com a animação dos Chuveiros a cargo do MOCHE, da Cozinha Comunitária Teka, da Lavandaria LG Cool Spot e do Continente Online “Não carregues. Manda vir!” que permite viajar até ao festival sem carregar os mantimentos necessários para uma semana de férias.
■ A zona de alimentação foi uma das áreas em que se apostou este ano, e que agora poderá ser encontrada logo à entrada do recinto. Também a zona de alimentação na área do campismo foi melhorada, de modo a que os festivaleiros se sintam cada vez mais em casa. Com a consciência de que todas as áreas do Festival são importantes, também o Espaço Criança da Santa Casa, estará este ano localizado numa zona de melhor acesso logo à entrada do recinto; e os Palcos LG by Mega Hits e MOCHE Ring também surgem nesta edição do MEO Sudoeste em zonas mais delineadas de modo a terem uma estrutura mais orgânica no Festival e mais confortável para o público.
Sensações MEO
■ Este ano, uma vez mais, o Campismo Sensações Tribal Camp do MEO proporciona uma experiencia única no MEO Sudoeste a cerca de 100 clientes, que trocaram 1.250 pontos no âmbito das Sensações. Serão 9 dias de festival com o máximo conforto, segurança e muitas atividades. Entre as comodidades únicas do Tribal Camp destaca-se a piscina, as recentes casas banho “premium” e as cabines de duche com água quente, muito valorizadas pelos festivaleiros. Além do conforto de já ter a tenda montada ao chegar, com colchões e sacos-cama, no Campismo Sensações Tribal Camp do MEO os festivaleiros usufruem ainda de refeições e televisão, sem esquecer os pontos de carregamento. A grande novidade é a possibilidade de passarem 1 noite num tippi.
Responsabilidade Social e funcionamento
■ Ecopontos MEO: será mais uma vez criada uma mecânica fun para a recolha voluntária de resíduos, como forma de consciencializar os festivaleiros para a importância da reciclagem.
■ Este ano a troca de resíduos por brindes será feita através da aplicação móvel.
■ Todos os festivaleiros podem começar desde já a preparar a sua melhor semana de férias de 2018, adquirindo os seus passes ou bilhetes online ou nas lojas MEO.
■ Com a programação no recinto a terminar na noite de sábado, dia 11 de agosto, os festivaleiros terão o dia 12 de agosto para tranquilamente se despedirem da melhor semana de férias de sempre, podendo deixar o campismo que, até às 20h00, terá todas as infraestruturas e serviços em funcionamento.
■ Com uma aposta clara na diversidade de géneros e em artistas de diferentes territórios, o MEO Sudoeste – onde na edição de 2017 estiveram cerca de 40 mil pessoas por dia – marca em cada ano a atualidade musical ao mesmo tempo que recebe, entre os vários públicos, de várias idades, centenas de jovens que se estreiam no próprio festival nas suas primeiras férias fora de casa.