A MEO, da Altice Portugal, mantém no final de 2017 a liderança no acesso à internet fixa e móvel, indica o último relatório divulgado pela ANACOM. O MEO detém 39,5% de quota de mercado no acesso fixo, menos 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016, a NOS com uma quota de 37,5%, mais 0,3 pontos percentuais, a Vodafone com 18,5%, mais 1,8 pontos percentuais e o Grupo Apax, que detém a Nowo e a ONI, tinha uma quota de 4,3% com mais 0,2 pontos percentuais.
No caso da banda larga móvel, a quota de clientes ativos da MEO era de 38,3% menos 3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo, seguindo-se a NOS e a Vodafone com 31,7%, com mais 1 ponto percentual, e 28,6% com mais 1,3 pontos percentuais, respetivamente. A Nowo, que lançou ofertas comerciais de serviço de banda larga móvel em abril de 2016, tinha uma quota de 1,1%.
Para além dos acessos à internet, o MEO aumentou também a liderança relativa ao 2º operador na oferta de pacotes de serviços de telecomunicações, garantindo uma fatia do mercado próxima dos 40% no final do terceiro trimestre deste ano, de 43,4% no 2P e no 48,5% no 5P.
A ANACOM referiu que a MEO tinha a maioria dos clientes, 38,3%, tendo menos 3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016, seguindo-se a NOS com 31,7%, mais 1 ponto percentual e a Vodafone com 28,6%, mais 1,3 pontos percentuais. A Nowo, que lançou ofertas comerciais de serviço de banda larga móvel em abril de 2016, tinha uma quota de 1,1%.
Os dados agora divulgados vêm, de acordo com a Altice, confirmar “o posicionamento do grupo na vanguarda tecnológica, ancorado numa oferta de serviços de referência reconhecida pelos utilizadores de serviços de comunicação em Portugal, nos vários segmentos.”
O relatório da ANACOM indica que o tráfego de acesso à Internet, em banda larga, aumentou 10,7% no 3.º trimestre de 2017, o tráfego de banda larga fixa, que representa 93,4% do total, aumentou 10%, e o tráfego de banda larga móvel aumentou 21,5%, o que se traduz em máximos históricos.
O número de acessos à Internet em local fixo ultrapassou os 3,5 milhões no final de setembro, o que correspondeu a mais 195 mil acessos em relação ao período homólogo de 2016.
Para a operadora de telecomunicações Altice os números indicados pela ANACOM, e referentes ao MEO, “são também o reflexo da aposta acertada em levar a nova geração de fibra ótica a 5,3 milhões de casas até 2020, na modernização da rede móvel já em preparação para o 5G e no desenvolvimento de novas soluções e serviços inovadores que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes.”
A Altice referiu, em comunicado, que a “liderança constrói-se e mantém-se ao longo do tempo com base na qualidade de serviço, na capacidade de inovação, no estar próximo dos clientes”, e lembrou que a liderança têm vindo também a ser “reconhecida através de distinções e prémios que o mercado confere, como é o caso do Escolha do Consumidor ’18 e Escolha do Consumidor Excellentia ’18, atribuído pelo ConsumerChoice – Centro de Avaliação da Satisfação do Consumidor”, sendo o serviço móvel do MEO “a marca premiada pelos consumidores com uma nota geral de satisfação de 84,02% e foi ainda reconhecida como marca com práticas de gestão centradas no cliente.”