Com o Sistema Nacional da Saúde em situação crítica, devido à pandemia de COVID-19, Portugal vai receber a colaboração do Governo Alemão para reforço da resposta à COVID-19, anunciou o Governo português em comunicado dos Ministérios da Defesa Nacional e da Saúde.
A equipa de profissionais de saúde militares, com competências ao nível da Medicina Intensiva, devem chegar a Portugal no dia 3 de fevereiro. O apoio da Alemanha envolve também a cedência de material clínico, como ventiladores, bombas e seringas de infusão.
O comunicado indica que os profissionais de saúde alemães irão trabalhar com os colegas portugueses durante um período de três semanas, e que está prevista a equipa a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário.
O Governo português lembra que na primeira vaga da pandemia, a Alemanha disponibilizou o seu apoio a vários estados europeus. Itália, França, Holanda, Bélgica e República Checa, países com maior proximidade geográfica à Alemanha, foram os destinatários da solidariedade alemã e europeia, que agora se estende também a Portugal.