O Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) realiza, dia 9 de fevereiro, no Centro Cultural de Cascais, reunião dedicada à patologia renal no doente com infeção VIH. É a segunda sessão do ciclo de reuniões temáticas “VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo”.
Telo Faria, internista e coordenador do NEDVIH, referiu que “o VIH não é apenas uma infeção viral do sistema imunológico. É uma doença sistémica e complexa, cada vez mais associada a comorbilidades, como a doença renal crónica, que acompanham o aumento da sobrevida e da idade média da população com VIH, ambas consequência da maior facilidade no controlo virológico desta infeção”.
A reunião foi projetada, explicou o especialista, para “fazer uma retrospetiva histórica da evolução da doença renal e do transplante renal associados ao VIH, apresentar uma proposta de algoritmo de avaliação da doença renal no doente com infeção VIH, e expor quatro casos clínicos que serão discutidos por internos de Medicina Interna e médicos nefrologistas”.
O ciclo de reuniões temáticas “VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo” é uma iniciativa dirigida a todos os profissionais de saúde e elementos das organizações de base comunitária, que acompanham e/ou tratam pessoas com infeção VIH.
O NEDVIH tem programadas mais quatro sessões temáticas:
- abril – Patologia Cardiovascular
- junho – Patologia Metabólica
- setembro – Doença Mental e Neurocognitiva
- novembro – Doença Neoplástica
As inscrições para a reunião devem ser feitas online.