O INFARMED indicou que, no âmbito do Sistema Europeu de supervisão dos medicamentos, foi identificada uma impureza em vários medicamentos que contêm a substância ativa Valsartan, que é utilizada designadamente no tratamento da tensão arterial elevada.
Os Estados-membros da União Europeia, em articulação com a Agência Europeia de Medicamentos (EMA), desencadearam, como medida preventiva, a recolha dos medicamentos afetados em todo o circuito da distribuição.
O INFARMED recomendou em circular “que os doentes que estejam a utilizar algum dos medicamentos recolhidos não interrompam o tratamento e que contactem o seu médico ou farmacêutico, para efeitos de prescrição ou dispensa, tendo em vista a sua substituição por medicamentos alternativos.”
A impureza N-Nitrosodimethylamine (NDMA) foi detetada nos medicamentos com a substância ativa Valsartan fabricada pela empresa Zhejiang Huahai Pharmaceuticals, Chuannan Site, Duqiao, Linhai, na China.
O INFARMED esclareceu que “existem outros medicamentos contendo Valsartan ou Valsartan em associação que não serão recolhidos, bem como outros medicamentos disponíveis com as mesmas indicações terapêuticas e que constituem alternativas terapêuticas.”