O VIII Ciclo do Órgão Histórico da Igreja de São Vicente de Fora que teve o seu primeiro concerto, deste ano, no dia 14 de abril, prossegue agora com o quinto concerto, a 8 de setembro, por Maurizio Croci.
O órgão que terá sido construído em 1765, por João Fontanes de Maqueira foi submetido a restauro em 1994 pelos organeiros Christine Vetter e Claudio Rainolter. O órgão é considerado um dos maiores instrumentos históricos do país e um dos mais bem preservados, com mais de três mil tubos, e dois teclados e 60 meios Registos.
Maurizio Croci nasceu em Varese, Itália, em 1970, formou-se em órgão e composição para órgão e cravo nos conservatórios de Milão e Trento, e em Musicologia na Universidade de Friburgo (Suíça) sob a direção de Luigi Ferdinando Tagliavini.
Organista de concerto de renome internacional, Maurizio Croci é professor de Órgão da Haute École de Musique de Lausanne e diretor artístico do Festival Internacional de Órgão de Fribourg, na Suíça.
Vencedor, em 1998, do Concurso Internacional “Paul Hofhaimer” em Innsbruck, tem uma intensa de atividade realizando concertos em vários países da Europa, Rússia e Japão. Para além de CDs já gravados tem vindo também a gravar para rádio e televisão, e é regularmente convidado como membro de júris de competições internacionais.