A Câmara Municipal de Matosinhos e a MatosinhosHabit vão introduzir, em 2003, no Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento, uma nova fórmula de cálculo do apoio, a aplicar a todas as famílias que integram o Programa. A nova fórmula de cálculo deverá levar a um aumento do valor do apoio mensal atribuído pelo município a cada família.
Manuela Álvares, presidente do Conselho de Administração da MatosinhosHabit, esclareceu que “esta nova fórmula de cálculo inclui a alteração dos rendimentos base de acesso ao programa, adequando o regulamento ao atual contexto socioeconómico, priorizando ainda determinadas situações sociais, nomeadamente vítimas de violência doméstica.”
“Uma das grandes novidades é também, a majoração em 10% do valor do apoio das candidaturas dos jovens”, acrescentou a responsável da MatosinhosHabit.
Dados da empresa indicam que ao longo dos dois últimos anos, o programa tem registado um aumento crescente de procura. A justificação apresentada é de que o programa dá uma resposta célere e adequada a muitas famílias que, embora com dificuldades económicas, reúnem condições para se manter no mercado de arrendamento privado.
Como o objetivo do Programa para 2023 é fornecer apoio efetivo a uma média de 800 famílias por mês.
O Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento apoia economicamente munícipes através de uma comparticipação mensal de uma parte do valor da renda. A operacionalização do programa é feita pela empresa municipal desde 2009. Os serviços efetuam, de acordo com o regulamento do programa, a análise das candidaturas e a sua constante reavaliação.