Um sensor anti-drone desenvolvido pela empresa LiveLink Aerospace com apoio financeiro da Defence and Security Accelerator (DASA) vai ser integrado nos navios da Marinha Real britânica, anunciou a DASA em comunicado.
Trata-se de um sistema de baixo custo e fácil integração. O sensor de drone pode ser rapidamente instalada em locais fixos, móveis, veículos e embarcações. Tendo o seu primeiro teste do sistema em navio realizado no navio da Marinha Real, o XV Patrick Blackett.
Como descreve a DASA os drones comerciais baratos e acessíveis apresentam um sério desafio à defesa e à segurança. Uma situação que é exacerbada pela assinatura de radar limitada, tornando-se difícil a deteção por sistemas tradicionais de defesa aérea.
À medida que o uso de veículos aéreos não tripulados (conhecidos por drones) continua a aumentar e a representar maiores riscos, tanto para as forças militares como para a infraestrutura nacional vital, tornou-se mais importante, do que nunca, desenvolver uma solução portátil e económica que possa ser facilmente integrada aos sistemas existentes de deteção.
A unidade de sensor de baixo custo, flexível e escalável para rastrear vários drones é designada Passive Detection & Ranging (PDAR). A unidade usa rádios definidos por software convencionais, circuitos integrados que podem ser reprogramados e uma implementação inovadora da tecnologia Convolutional Neural Networks (CNN) para detetar radiofrequências (RF) emitidas por drones. A unidade também é silenciosa e furtiva, pois não emite emissões de RF que possam alertar um adversário.
Com a ajuda da IA e de uma estação de comando e controle, também desenvolvida pela LiveLink Aerospace, os dados de cada sensor individual são recolhidos e usados para detetar, alertar e prever ameaças de drones e aumentar a consciência situacional na área operacional.
Principais benefícios para defesa e segurança
■ Furtividade: a unidade do sensor é totalmente passiva, sem emissões de RF para alertar um adversário ou entrar em conflito com outras atividades.
■ Cooperação: quando implantado junto com outros sensores, o sistema pode permitir ações cooperativas para alcançar uma varredura de ameaças mais rápida e maior alcance e precisão na deteção de ameaças de drones.
■ Baixo custo e fácil de usar: rápido e simples de instalar, com calibração flexível e conexão a outros sistemas.
■ Multiuso: o sistema central pode (com atualizações modulares) também fornecer análise e inteligência de sinais mais amplas, vigilância aérea completa e infraestrutura alternativa de posição, navegação e cronometragem.