O Comité Artístico do Festival Internacional de Teatro “Actor of Europe”, presidido por Jordan Plevnes, concedeu o Prémio de “Atriz da Europa 2019” a Maria do Céu Guerra. O prémio foi criado em 2003 para distinguir a carreira artística individual e a contribuição criativa para a memória comum da civilização europeia.
Maria do Céu Guerra é imponente, e com a sua força de interpretação os seus personagens tornam-se inesquecíveis, refere o Comité Artístico do Festival, e indica que atualmente com 75 anos é uma das mais notáveis atrizes do teatro português e também a alma e o corpo da companhia teatral independente A Barraca, fundada em 1975.
Entre outros prémios, Maria do Céu Guerra recebeu o Prémio de Imprensa de Atriz do Teatro de Revista em 1970, o Prémio de Imprensa de Atriz de Teatro em 1981, o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Teatro em 2007 e de Melhor Atriz de Cinema em 2015, e também o também o Prémio Sophia de Melhor Atriz Coadjuvante em 2015.
A atriz é considerada uma personalidade com grande impacto na vida cultural portuguesa, tendo já sido condecorada com a Ordem Militar de Sant’Iago de Espada pela Presidência Portuguesa da República em 1984.
Em 2015 foi galardoada com o Prémio de Melhor Atriz pela Sociedade Portuguesa de Autores e em 2019 recebeu o Prémio Vasco Graça Moura-Cidadania Cultural, pelo desenvolvimento de uma carreira única relacionada com as artes há mais de cinco décadas.
“Maria do Céu Guerra é uma das principais referências da arte da representação em Portugal, com um vasto currículo como atriz e encenadora”, refere em comunicado a Câmara Municipal de Lisboa, e felicitou a atriz pela sua distinção com o Prémio Atriz da Europa 2019 do Festival “Actor of Europe”.