A deputada ao Parlamento Europeu, Maria da Graça Carvalho, defendeu, durante o evento online de lançamento do Culture KIrC Fest, a importância de ser dada a devida atenção aos setores culturais e criativos. O evento foi promovido pela região do Alentejo com cofinanciado da União Europeia e apoiado do governo português e por diversos organismos alentejanos.
Maria da Graça Carvalho indicou que os setores culturais e criativos devem ter a sua importância traduzida nos planos de recuperação económica, e que subscreve os apelos para a consignação de 2% das verbas do plano português a estes setores.
Pela primeira vez, o programa-quadro da Investigação Científica e Inovação da União Europeia, o Horizonte Europa, tem uma linha de investimento dedicada especificamente às indústrias culturais e criativas, e com um aumento significativo de verbas destinadas a estas indústrias, lembrou a eurodeputada do PSD.
A eurodeputada referiu ainda o Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), de que foi redatora da agenda estratégica, e que é parte do programa-quadro, lembrando que o EIT terá, também pela primeira vez, uma Comunidade de Conhecimento e Inovação (KIC) dedicada aos temas da Cultura e do Património.
A região Alentejo já manifestou interesse em acolher atividades, iniciativas, redes e outras ações de capacitação no âmbito desta nova KIC da Cultura, que deverá tornar-se numa realidade já em 2022.
O Culture KIrC Fest insere-se nas atividades do “Novo Bauhaus Europeu”, uma iniciativa internacional que pretende contribuir para o futuro da Europa cruzando o debate de temas como a arte, a cultura, a inclusão social, a ciência e a tecnologia.
No evento, além de exposições de artistas emergentes e concertos online, estão a decorrer residências artísticas e debates sobre temas como a Inovação e o Digital.