A convite do Presidente da República Francesa, Emmanuel Macron, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, participa nas Comemorações do Centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial, em Paris, no dia 11 de novembro.
A data comemora o Armistício de Compiègne, assinado entre os Aliados e o Império Alemão, em Compiègne, em França, pondo fim à guerra na frente ocidental, com efeito a partir das 11 horas do dia 11 de novembro de 1918. Uma guerra onde ao lado dos aliados, participaram tropas portuguesas, a partir de 2017, e a partir de 2014, em Angola e Moçambique. Em França viriam a morrer cerca de 500 soldados portugueses na batalha de La Lys, a 9 de abril de 1918, e onde foram feitos prisioneiros mais de 7 mil.
A cerimónia comemorativa do centenário do Armistício decorre no Arco do Triunfo, às 11h00 do dia 11 de novembro, e depois já na parte da tarde do mesmo dia todos os Chefes de Estado e de Governo presentes nas comemorações participam na abertura oficial do “Fórum de Paris sobre a Paz”.
Marcelo Rebelo de Sousa, aproveitando a deslocação a Paris, visita no dia 10 de novembro, a exposição “Gris, vide, cris” na Fundação Calouste Gulbenkian, com obras de Rui Chafes e Alberto Giacometti, bem como a exposição “Les contes cruels de Paula Rego” no Musée de l’Orangerie.