No final da Web Summit, a conferência tecnológica que decorreu em Lisboa de 5 a 8 de novembro, o Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, subiu ao palco no Altice Arena para a última intervenção do evento. Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, anunciou a intervenção do Presidente que colheu uma estrondosa ovação.
Marcelo começa por dizer: “Aqui estamos, prestes a dizer adeus”a um evento que vai na terceira edição em Lisboa, e em seguida lembrou “os três desafios do ano passado:
■ O primeiro era manter o Web Summit em Portugal. Conseguimos.
■ O segundo era continuar a liderar a revolução tecnológica. Conseguimos.
■ E a terceira, colocar mais gente consciente de que as alterações climáticas não eram notícias falsas. Eram verdades.”
O presidente lembrou que vamos ter o Web Summit nos próximos dez anos, então colocou três desafios:
■ Primeiro desafio: “Todos os anos temos de fazer melhor e diferente. Temos de criar aqui uma plataforma que não seja apenas um evento de quatro dias mas uma plataforma digital permanente”
■ Segundo desafio: “Não nos esquecer do resto da sociedade. O digital é importante se servir as pessoas e se servir as comunidades. Não devemos deixar ninguém para trás.”
■ Terceiro desafio: “Cabe a cada um de nós, a cada um de vós usar a revolução digital para um diálogo para a paz. Temos de lutar pelos valores e pelos princípios, pela liberdade, pelo multilateralismo e não pelo unilateralismo, pela paz.”
O Presidente terminou fazendo um apelo “Não se esqueçam do resto da sociedade” e “ajudem a criar um mundo melhor.”