Recorrendo à manutenção preditiva as empresas de transporte podem poupar, em média, mais de 6.000 euros por ano, aumentando o desempenho dos pneus, poupando combustível e evitando tempos de paragem inesperados. A conclusão é da rede de oficinas Euromaster.
A Euromaster recomenda que uma série de ações para otimizar os pneus. Uma das ações é a alternância dos pneus do veículo para que o desgaste seja distribuído uniformemente entre os pneus dianteiros e traseiros, aumentando assim a sua vida útil em 20%, ou seja, poupando quase 4.000 euros por ano.
Outra das ações é o reesculturado, que envolve a remoção da camada de borracha existente para restaurar a profundidade da escultura de piso. Isto permite que o camião percorra até 25% mais quilómetros com os mesmos pneus, além de aumentar a aderência da borracha ao asfalto e, por conseguinte, reduzir o consumo de combustível. Tudo isto significa uma poupança para a frota de mais de 2.000 euros por ano.
As ações de manutenção preventiva proativa minimizam os possíveis custos económicos gerados por um incidente ou imobilização temporária do veículo, uma vez que, tanto para uma frota como para um transportador independente, estar fora de serviço significa perder dinheiro.
O programa TireCheck da Euromaster em Portugal, recentemente apresentado no Salão Nacional do Transporte, em Pombal, mostra as vantagens da manutenção preventiva como também a reparação de furos sempre que possível e a verificação da pressão dos pneus, prolongando a sua vida útil até 25%, desta forma também reduz o consumo de combustível e evita paragens indesejadas.
A manutenção preditiva dos pneus está entre as principais preocupações das frotas, a par da segurança (dos condutores, do veículo e da carga), de uma melhor otimização dos custos, da produtividade (menos paragens e mais viagens) e da pontualidade (mercadorias sempre entregues a tempo).