Manuel Pizarro é candidato a Presidente da Câmara do Porto pelo PS nas autárquicas de 2025

Comissão Política Concelhia do PS Porto em reunião no dia 6 de dezembro votou o nome de Manuel Pizarro para encabeçar a candidatura do partido socialista nas eleições autárquicas de 2025.

Manuel Pizarro é candidato a Presidente da Câmara do Porto pelo PS nas autárquicas de 2025
Manuel Pizarro é candidato a Presidente da Câmara do Porto pelo PS nas autárquicas de 2025. Foto: DR

A Comissão Política Concelhia do PS Porto confirmou Manuel Pizarro como candidato do partido à presidência da Câmara Municipal do Porto, nas próximas eleições autárquicas a realizar em 2025.

A reunião de 6 de dezembro, convocada especificamente para tratar das autárquicas de 2025, foi muito participada e teve mais de 30 intervenções, com um tom geral de apoio à forma como o processo de escolha do cabeça de Lista “foi liderado e gerido pelas estruturas Concelhia, Federativa e Nacional do PS, com diálogo, ponderação e articulação entre todas as partes.”

O nome de Manuel Pizarro para encabeçar a candidatura do PS à Câmara Municipal do Porto, proposto pelo presidente da Concelhia Tiago Barbosa Ribeiro, mereceu a confiança de 94 % da Comissão Política Concelhia, com 61 votos a favor, 4 contra e 0 nulos.

O PS apresenta-se unido e focado no objetivo de recuperar a Câmara do Porto. A cidade precisa de um projeto autárquico ambicioso, conduzido pelo PS, mas capaz de mobilizar todos os portuenses. Este processo destacou-se pela coordenação exemplar entre as estruturas concelhia, distrital e nacional, permitindo uma decisão cuidada e atempada”, afirmou Tiago Barbosa Ribeiro.

O presidente da Concelhia acrescentou: “Manuel Pizarro é o candidato ideal para construir uma candidatura forte e vencedora em 2025. É um candidato capaz de mobilizar os socialistas e com profunda implantação no tecido social portuense, podendo captar para a candidatura muitas pessoas motivadas pelo desejo de contribuir para um Porto de progresso e solidariedade. Não pouparemos esforços para desenvolver uma proposta transformadora e inclusiva, que responda às aspirações do Porto e dos seus cidadãos.”

Se bem que o nome de Manuel Pizarro terá de ser ratificado pela Federação Distrital do Porto do PS a 17 de dezembro, não se vislumbra quaisquer desacordo e assim já está tudo a postos” para a construção de uma candidatura abrangente e vencedora.”

Manuel Pizarro

Manuel Pizarro é médico, licenciado em medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Especialista em medicina interna, pertence aos quadros de pessoal do Hospital de S. João, onde foi fundador e coordenador adjunto da Unidade de Cuidados Intermédios de Medicina. Viveu toda a sua vida no Porto, na freguesia de Ramalde, onde ainda reside.

Foi médico e diretor clínico no Hospital da Ordem da Trindade, no centro do Porto. Foi assistente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e no curso de medicina da Universidade do Minho.

Foi vereador da Câmara Municipal do Porto entre 2005 e 2008 e entre 2013 e 2021. Entre 2013 e 2017 teve a seu cargo o Pelouro da Habitação e Ação Social. Nessa função impulsionou a reabilitação dos bairros e habitações municipais, incorporando medidas de eficiência energética e de uso da energia solar, iniciou um programa de recuperação das ilhas e de habitação no centro histórico a custo acessível. Lançou um programa de apoio às pessoas em situação de sem abrigo, que inclui equipas de rua, alojamento de emergência no antigo Hospital Joaquim Urbano, residências partilhadas e uma rede de restaurantes sociais.

Foi eleito deputado à Assembleia da República em 2005, 2009, 2011 e 2024. Integrou a Comissão Parlamentar de Saúde e teve papel de destaque na aprovação da Lei da Procriação Medicamente Assistida e na introdução de alterações à legislação visando facilitar a transplantação de órgãos.

Foi Secretário de Estado da Saúde entre 2008 e 2009, Secretário de Estado Adjunto e da Saúde entre 2009 e 2011 e Ministro da Saúde entre 2022 e 2024. Enquanto Ministro lançou profundas reformas no SNS, com a criação da Direção Executiva, sediada no Porto, e a universalização das Unidades Locais de Saúde, visando a integração dos cuidados prestados aos cidadãos. Teve um papel fundamental na dinamização da construção do Centro Materno Infantil do Norte, na criação do Banco Público de Gâmetas, na construção da Ala Pediátrica do Hospital de S. João e na criação do Banco de Córneas de Cultura, no Hospital de Santo António.

Foi deputado ao Parlamento Europeu entre 2019 e 2022, tendo sido presidente da Delegação Socialista portuguesa.

Em 1983, em conjunto com outros jovens, entre os quais se inclui o historiador Joel Cleto, fundou a Comissão de Jovens de Ramalde, dedicada à proteção do património histórico e do ambiente na freguesia. Em 1986 liderou a criação da Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto. Foi dirigente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e participou na criação da Federação Académica do Porto.

É membro do Conselho Superior do Futebol Clube do Porto. Foi presidente da Mesa da Assembleia Geral do Ateneu Comercial do Porto. É irmão honorário da Santa Casa da Misericórdia do Porto, sócio honorário do Clube dos Fenianos Portuenses e membro de honra da Confraria das Tripas à Moda do Porto. Recebeu a Medalha de Honra da freguesia de Ramalde, a Medalha de Honra da Ordem dos Médicos Dentistas e o prémio Corino de Andrade, da Associação Portuguesa de Paramiloidose.