Grupo de quinze peritos europeus vai apoiar a avaliação intercalar do Programa Horizonte Europa. O grupo é presidido por Manuel Heitor, Professor do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa e ex. ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de Portugal, e tem como objetivo fornecer conselhos sobre o estado da Investigação e Inovação (I&I) na União Europeia.
A Comissão Europeia indicou que os 15 especialistas foram selecionados de um conjunto de 359 candidaturas, e que refletem um compromisso com a diversidade, abrangendo conhecimentos valiosos relacionados com o programa-quadro e garantindo um equilíbrio em género, idade e representação geográfica
“O novo grupo reúne uma gama diversificada de especialistas com vasta experiência. Aguardo com expectativa os seus conselhos sobre como melhorar o nosso programa de investigação e inovação para permanecer atraente e adaptável, garantindo que responde eficazmente aos novos desafios e proporciona um impacto no mundo real para os nossos cidadãos”, afirmou Iliana Ivanova, Comissária Europeia responsável pela Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude.
O Grupo de peritos irá reunir mensalmente entre janeiro e outubro de 2024, e complementará a avaliação intercalar do Horizonte Europa com aconselhamento especializado. Entre os resultados de trabalho, está a elaboração de relatório sobre a forma como o Programa-Quadro de I&I da União Europeia pode continuar a acrescentar valor para o resto do Horizonte Europa e no futuro.
Um relatório que a Comissão considera que contenha conselhos estratégicos e sugestões concretas sobre como o programa Horizonte Europa para que possa permanecer flexível às necessidades em mudança e como pode continuar atrativo para investigadores e inovadores da União Europeia e de outros países.
O grupo é constituído pelos seguintes elementos:
■ Manuel Heitor – Professor no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa
■ Conny Aerts – Vencedora do Prémio Kavli de Astrofísica 2022
■ Anders Bjarklev – Presidente, Universidade Técnica da Dinamarca
■ Annelien Bredenoord – Reitor Magnificus, Erasmus University Rotterdam
■ Maria Chiara Carrozza – Presidente, Conselho Nacional da Investigação
■ Dessislava Dimitrova – CEO, Bio Stopanstvo Lopyanko
■ Heinz Fassmann – Presidente, Academia Austríaca de Ciências
■ Mark Ferguson – Presidente do conselho, SoilSteam AS Noruega
■ Agrita Kiopa – Vice-Reitora de Pesquisa, Universidade Riga Stradinš
■ Kaia Palm – CEO, Protobios
■ Adam Piotrowski – Presidente do conselho, Vigo Photonics
■ Isabelle Ryl – Diretora, Instituto de Pesquisa de Inteligência Artificial de Paris
■ Georg Schütte – Secretário-Geral, Fundação Volkswagen
■ Sylvia Schwaag Serger – Presidente do Conselho Científico, Conselho Sueco de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável
■ Antti Vasara – Presidente e CEO, VTT, Centro de investigação Técnica da Finlândia Ltd.