A ManageEngine, empresa de gestão de Tecnologias de Informação (TI) em tempo real, anunciou a estratégia para dar resposta ao que considera serem as crescentes necessidades de gestão de TI em Portugal, em especial entre as empresas de média e grande dimensão.
A empresa ManageEngine em conjunto com IREO Soluciones y Servicios está reforçar-se “para ajudar as organizações portuguesas a melhorar o estado da sua gestão de TI e promover o alinhamento com os objetivos de TI e de negócios, na era da transformação digital.”
A empresa indicou que detém “45% de crescimento dos negócios na região, e previsão de crescimento de 100% durante os próximos 12 meses”, pelo que a ManageEngine planeia “reforçar a presença em Portugal com investimentos em programas de formação e certificação de parceiros para reforçar o trabalho da IREO Soluciones y Servicios e a sua rede de revendedores.”
A ManageEngine indicou que possui atualmente mais de 100 clientes em Portugal e que procura também adicionar novos revendedores ao IREO Soluciones y Servicios, com experiência em gestão de TI, para alcançar potenciais clientes.
Crescimento das TI em Portugal
O mercado português de TI, de 5 mil milhões de dólares, como indica relatório da IDC, continuou a expandir-se rapidamente, “impulsionado pelo interesse em computação em nuvem, big data e analytics, soluções de segurança cibernética, negócios móveis e redes sociais.”
Com a transformação digital, “os consumidores estão a tornar-se mais conscientes dos benefícios e da facilidade do uso de serviços e produtos de TI, e a segurança cibernética é outro desafio”, dado que “existe um mandato legal para proteger informações pessoais em todas as plataformas digitais.”
As aplicações em nuvem para todos os domínios de negócios aumentaram a adoção de TI e de segurança cibernética, mas também a necessidade de “alinhar as TI às operações comerciais, para melhorar as relações com os clientes, reduzir custos e aumentar a eficiência, assim como agilizar os processos de produção.”
Para Sridhar Iyengar, vice-presidente da ManageEngine Europe, “o papel da digitalização e transformação digital é tornar mais fácil os processos e aumentar a produtividade das organizações”, pelo que neste processo, “a tecnologia não deve ser um tema caro e complexo, mas deve agir como um catalisador para os negócios.”
Soluções de TI em Portugal
Frequentemente as soluções de gestão de TI são de vários fornecedores e trabalham isoladas umas das outras o que leva entre outras resultados à perda da produtividade pretendida. A ManageEngine indicou que neutraliza essa desconexão, “com mais de 90 aplicações de gestão de TI e ferramentas gratuitas”. Ferramentas dotadas “de inteligência artificial, bots e recursos de aprendizagem de máquina.”
A solução apresenta-se completa em produtos que cobrem todos os aspetos da gestão de serviços de TI e operações de TI, desde redes e servidores, a aplicações, Active Directory, segurança, análise, desktops e dispositivos móveis.
Segurança e regulamentações
Em todo o mundo, as organizações saltam para o mercado da transformação digital ao adotar aplicações em nuvem, mas, alerta a ManageEngine, não possuem, frequentemente, “os meios de segurança necessários para ficarem imunes a ataques, o que pode afetar de forma irreparável os seus negócios”.
As novas regulamentações exigem padronização nos negócios, pelo que as ferramentas de segurança e gestão de TI da ManageEngine não atuam apenas como ponto de vantagem para manter as empresas longe das vulnerabilidades, mas desempenham um papel vital na manutenção das empresas, em conformidade com as diversas regulamentações.