Cascais vai assistir a mais um LUMINA – Festival de Luz, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025. A 8ª edição do festival de luz é mais uma oportunidade para uma experiência artística e sensorial considerada única.
Nas anteriores edições, com cerca de 1,5 milhões de visitantes, apresentou 136 instalações luminosas, desenvolvidas por mais de 122 artistas nacionais e internacionais, posicionou o festival dentro dos 10 melhores festivais de Luz na Europa. Classificação dada em artigo publicado pelo jornal britânico The Guardian.
O evento, com entrada gratuita, convida o público de todas as idades a percorrer múltiplas instalações de luz ao longo da vila, entre as quais obras interativas, obras escultóricas, instalações de video mapping e performances ao vivo, em três noites recheadas de arte, música e tecnologia.
A iniciativa, com produção e curadoria do ateliê criativo OCUBO e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai mais uma vez transformar as ruas numa grande experiência cultural integrada, interativa e multissensorial.
“O LUMINA é uma grande celebração da arte, que transforma Cascais num grande palco para a criatividade e inovação, trazendo protagonistas do universo artístico de todo o mundo para desafiar o público a explorar novas perspetivas, novos olhares e novas formas de pensar. Esta iniciativa parte da beleza singular da vila para criar uma oportunidade inovadora para que milhares de visitantes conheçam os seus encantos de uma forma completamente nova”, referiu Carole Purnelle, CEO do ateliê OCUBO, citada em comunicado da empresa.
“Aqui, o público é um participante ativo da construção de toda a experiência, interagindo com ela, absorvendo-a à luz do seu olhar único. Nesta nova edição, a luz, o centro de toda a experiência, está de regresso enquanto mote e metáfora para a criação de novas e surpreendentes instalações de grande impacto visual e sensorial”, acrescentou Carole Purnelle.
O festival de luz LUMINA tem vindo a ser reconhecido ao longo das suas múltiplas edições, tendo sido distinguido com o Prémio de Melhor Evento Cultural em 2013 e com o selo EFFE para Festivais Notáveis nas edições de 2015-2016 e 2017-2018.