O ex-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e antigo líder do PSD -Partido Social Democrata, Luís Filipe Menezes, é o convidado do Clube dos Pensadores, no dia 25 de setembro, segunda-feira, pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
A presença de Luís Filipe Menezes é considerada, pelo fundador do Clube dos Pensadores, Joaquim Jorge, uma oportunidade para conhecer a visão sobre “Portugal, hoje” – uma visão política nacional e local –, de uma personalidade marcante da vida política nacional, e do norte do país.
No contexto mais intimista do Clube dos Pensadores, haverá, aliás, como é apanágio, uma conversa com Luís Filipe Menezes, sem os filtros próprios partidários, em discursos políticos ou em outros espaços públicos. Uma conversa de alguém que teve sempre uma visão própria, e que de forma independente apresentou posições para além das cartilhas partidárias.
Luís Filipe Menezes é atualmente presidente da Câmara de Comércio e Indústria Árabe Portuguesa e não tem ocupado nos últimos tempos lugares de destaque na política nacional, mas as qualidades pessoais, a experiencia e o potencial adquirido como líder do PSD, deputado, membro de Governo e presidente da Câmara Municipal de Gaia – uma das maiores autarquias do país -, tornam-no num putativo candidato aos mais altos cargos políticos.
Luís Filipe Menezes como líder do PSD mostrou não se conformar com status quo partidários, num PSD que passa munto tempo a alimentar lutas internas e autofágicas, que têm levado ao consumo de energias internamente e a um afastamento da sociedade. Situações que também se encontraram durante as lideranças de Durão Barroso, Pedro Santana Lopes, Pedro Passos Coelho, Rui Rio, para além de Sá Carneiro. Há em alguns a ideia de que o maior adversário do PSD está nele próprio.
Enquanto presidente da Câmara Municipal de Gaia, o médico, Luís Filipe Menezes, é reconhecido pela obra desenvolvida, pela capacidade empreendedora e pelo lado humanista como tratava dos assuntos da comunidade gaiense. No entender de Joaquim Jorge são qualidades que o tornaram “no melhor presidente que Gaia alguma vez teve”.
Agora, refere Joaquim Jorge, “faltam dois anos para as eleições autárquicas e muitos gaienses anseiam o seu regresso, porém ainda falta muito tempo”, tanto mais que “desde que, Luís Filipe Menezes saiu de Gaia, a cidade ficou triste, sem classe, órfã, com a perda de um presidente”.
Mas para o fundador do Clube dos Pensadores, Luís Filipe Menezes “como cidadão atento e exercendo os seus direitos cívicos e de cidadania continua a intervir publicamente sempre que entende fazê-lo”.
Em 2024, o Clube dos Pensadores perfaz 18 anos de atividade cívica, a promover a cidadania. Uma missão que sempre foi reconhecida por Luís Filipe Menezes, com a disponibilidade da sua presença enquanto líder autárquico ou como simples cidadão. Um reconhecimento também dado, com a presença, por diversas personalidades, nomeadamente do Norte, como: Pedro Abrunhosa, Sobrinho Simões, Belmiro de Azevedo, Júlio Machado Vaz, Miguel Cadilhe, Rui Rio, Vitor Baía, Rui Reininho, André Villas-Boas, João Semedo, Orlando Gaspar, Nuno Melo, João Teixeira Lopes, Rui Sá, Manuel dos Santos, António Tavares.
Para Joaquim Jorge, o Clube dos Pensadores, enquanto espaço aberto ao exercício de cidadania espera que Rui Moreira, agora enquanto presidente da Câmara do Porto, encontre disponibilidade para uma vinda ao Clube dos Pensadores, tal como Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do Futebol Clube do Porto. Personalidades de grande relevância política e social para o norte do país.