Luís Arnaut, professor catedrático do Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), acaba de ser eleito presidente da Associação Internacional de Fotodinâmica (International Photodynamic Association (IPA)), com sede nos Estados Unidos da América (EUA).
O português, que sucede no cargo a Tayyaba Hasan, professora de Fotomedicina da Harvard Medical School, referiu que esta eleição expressa “o reconhecimento do trabalho que tem sido feito em Portugal, e em particular no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, na investigação e desenvolvimento de novas soluções para terapia fotodinâmica do cancro, de perturbações cutâneas e de doenças infeciosas”.
Para o mandato, de dois anos, Luís Arnaut elegeu como prioridades “a formação de investigadores e clínicos em terapia fotodinâmica, a promoção das soluções clínicas já existentes para que possam chegar a mais pacientes, e o apoio científico a ensaios clínicos que resultem na aprovação da terapia fotodinâmica como primeira escolha terapêutica para o tratamento de mais doenças”, indica comunicado da Universidade de Coimbra.
A Associação Internacional de Fotodinâmica foi fundada em 1986 e reúne cientistas de todo o mundo, profissionais de saúde e estudantes que investigam na área da terapia fotodinâmica e do fotodiagnóstico.
A missão da Associação é promover o estudo, diagnóstico e tratamento usando fotossensibilizadores (fármacos ativados por luz), bem como difundir informação para os seus membros, a comunidade científica e para o público em geral.
A terapia fotodinâmica é uma terapia não invasiva que utiliza a luz para detetar e tratar várias doenças, como por exemplo, vários tipos de cancro.