Livro “Museu Imaginário da Europa e Outras Ideias Desenhos, Espaços e Textos” é apresentado em Aveiro pelo autor Gonçalo M. Tavares

Livro “Museu Imaginário da Europa e Outras Ideias Desenhos, Espaços e Textos” é apresentado em Aveiro pelo autor Gonçalo M. Tavares
Livro “Museu Imaginário da Europa e Outras Ideias Desenhos, Espaços e Textos” é apresentado em Aveiro pelo autor Gonçalo M. Tavares. Foto: DR

O escritor Gonçalo M. Tavares e o coletivo “Os Espacialistas” apresentarão a obra “Museu Imaginário da Europa e Outras Ideias – Desenhos, Espaços e Textos”, no dia 19 de dezembro, quinta-feira, pelas 17h30, no ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal. Um evento de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

Trata-se de um novo livro que é um projeto ímpar que junta os textos de Gonçalo M. Tavares às fotografias, imagens e desenhos do grupo de artistas e arquitetos “Os Espacialistas”. Como é descrito, na divulgação, “trata-se de uma obra visual, onde o conteúdo foi organizado de modo a que as páginas recebam o olho do leitor, não apenas a sua leitura.”

O livro é composto de cinco cadernos, cinco blocos distintos em tom e imagem, mas como divulgado “ligados nesse tecido que texto e projetos imaginários vão formando, o livro atravessa as ideias de espaço, arquitetura e fragmento, tendo o seu núcleo nascido de uma investigação que envolveu “Os Espacialistas”. O resultado final combina vários géneros, num misto de imagens, ensaio e ficção.”

Sobre Gonçalo M. Tavares é referido que “após ter começado a publicar as suas obras literárias, Gonçalo M. Tavares foi galardoado com vários prémios nacionais e internacionais e atualmente é considerado um dos grandes escritores em Língua Portuguesa do século XXI, reconhecido pela crítica internacional tendo já sido publicado em dezenas de países, em inúmeras línguas diferentes.

A originalidade literária da sua escrita deu origem a peças radiofónicas, curtas-metragens, performances, óperas, peças de teatro e até projetos de arquitetura.”

O escritor, poeta e ensaísta, Gonçalo M. Tavares, nasceu em Angola em 1970 onde viveu os primeiros anos de vida. Em 1975 chegou para viver em Aveiro com a família, onde passou o resto da infância e parte da juventude.