A 7ª edição do estudo da Bloom Consulting Portugal já está disponível. O Portugal City Brand Ranking analisa exclusivamente dados que classificam o desempenho das marcas dos 308 municípios portugueses de forma tangível e realista.
O estudo apresenta também conclusões sobre o impacto da COVID-19 nas marcas territoriais.
Lisboa mantém o primeiro lugar do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking 2021. Apesar dos excelentes resultados obtidos por municípios como Porto e Cascais que mantêm as suas posições de 2º e 3º lugar, respetivamente, é a capital quem continua a dominar todas as dimensões do estudo, com uma performance exemplar em todas as variáveis estatísticas e digitais.
Com o aumento progressivo do volume de pesquisas, Lisboa assume-se como uma das cidades europeias mais procuradas por investidores, turistas e talento nacional e internacional.
Verifica-se que Vila Nova de Gaia mantém a tendência de crescimento que se tem vindo a verificar desde a primeira edição deste ranking. Com uma subida de 4 posições, alcança este ano o 6º lugar no ranking.
Setúbal volta à posição que detinha em 2015, e sai do TOP 10 do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking. O Funchal desce 3 posições e cai para o 10º lugar, apesar da sua afirmação na dimensão Negócios onde ocupa a melhor posição de sempre.
TOP 25: Um ano de grandes mudanças
Nesta edição do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking verificam-se significativas mudanças no Top 25 nacional. Apesar do Top 5 se manter intocável – bem como as posições de Guimarães e de Torres Vedras – 18 municípios deste topo da tabela viram os seus lugares alterados face à última edição.
Vila Nova de Gaia sobre 4 posições e destaca-se ao assumir a 6ª posição na tabela geral, assim como Aveiro que alcança o Top 10 nacional com uma escalada de 3 posições. Notas positivas para Leiria e Viseu que marcam posição entre os 15 primeiros e para Viana do Castelo e Vila do Conde que se estreiam no Top 25.
Os municípios insulares estão entre as mudanças mais significativas, com a saída de Ponta Delgada do Top 25 e com a descida de 3 posições do Funchal, que, no entanto, mantém presença no top 10.
A região de Lisboa apresenta também o maior número de descidas no Top 25, sendo as subidas de Mafra e Almada e a manutenção de Lisboa e Cascais as únicas exceções com Sintra, Setúbal e Oeiras a perder posições.
Os três municípios algarvios presentes no Top 25 também apresentam descidas. Faro e Portimão desceram uma e duas posições respetivamente.
Assim, o grande destaque nas subidas vai para Leiria, que tendo descido nas últimas edições do ranking, mostra ser uma marca de grande reconhecimento e desempenho, principalmente no talento, seguido de Aveiro que se mantém como uma das referências da região centro.
Por fim, surge Vila Nova de Gaia que mantém a tendência de subida registada desde a primeira edição do Portugal City Brand Ranking©, lançada em 2014.
Ponta Delgada nos Açores foi o único município que saiu do Top 25 para dar lugar ao município de Vila do Conde da região norte, sendo as descidas de quatro posições por parte de Albufeira, Oeiras e Setúbal as mais significativas registadas entre os municípios que mantiveram um lugar entre as 25 marcas municipais com melhor desempenho.
“Estrelas” do Ranking de 2021
Para além dos prémios atribuídos a cada região, a Bloom Consulting atribui também prémios aos municípios que se destacam, atribuindo-lhe a designação de Marcas Estrela a nível nacional, em cada uma das Dimensões e nas 7 regiões de Portugal. Filipe Roquette, Diretor Geral da Bloom Consulting em Portugal, explicou: “Esta distinção não é atribuída necessariamente aos municípios que mais lugares subiram na tabela, mas sim àqueles que conseguiram através de excelentes resultados destacar-se e alcançar posições importantes nas respetivas regiões ou dimensões do ranking”.
O impacto do Covid-19 nas marcas territoriais
Nesta edição do Portugal City Brand Ranking, para além de prémios, resultados e tabelas, são apresentados alguns resultados relevantes dos estudos sobre o impacto da Covid-19 nas marcas territoriais, destacando os novos desafios que se apresentam aos municípios portugueses bem como as novas exigências dos diversos públicos-alvo e stakeholders. “Passado mais de um ano desde a chegada da pandemia a território nacional foi possível perceber que muitos dos nossos municípios mostraram uma resiliência impressionante, bem como a criatividade e solidariedade necessárias para trazer esperança a quem depende do turismo e dos negócios. De norte a sul vemos municípios que em condições adversas conseguiram mostrar que uma estratégia de marca forte é uma grande vantagem na recuperação, que uma gestão de informação e comunicação inteligente são essenciais para manter os nossos públicos-alvo ativos, interessados e motivados”, esclareceu Filipe Roquette.