Lisboa é reconhecida pela Comissão Europeia como Capital da Inovação da Europa. Depois de em 2021, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, ter durante a Web Summit assumido a ambição de lançar uma fábrica de unicórnios e de tornar Lisboa na capital da inovação da Europa durante o mandato como presidente da autarquia
Numa competição com cidades como Paris, Londres ou Berlim, Lisboa afirmou-se como centro atrativo e em apenas 2 anos, a Unicorn Factory Lisboa atraiu 54 novos centros tecnológicos vindos de 23 países, com potencial para 10.000 postos de trabalho altamente qualificados.
O Unicorn Factory lançou 13 programas de incubação e aceleração, triplicou o número de startups incubadas e posicionou a cidade em indústrias tão distintas como a saúde digital, as tecnologias “Web 3” ou a inteligência artificial.
O prémio agora conquistado “iCapital” no valor de um milhão de euros “vai ser investido pela Unicorn Factory para desenvolver projetos de inovação social e no combate à exclusão, usando a tecnologia como elevador social”, esclareceu Carlos Moedas.
“Este prémio prova também que podemos e devemos ser mais ambiciosos. Que temos tudo para ser os melhores. Hoje, graças ao sucesso da Fábrica de Unicórnios, Lisboa venceu o prémio mais conceituado para uma cidade europeia. É um orgulho para mim enquanto responsável máximo da autarquia de Lisboa. Mas é sobretudo um sinal muito forte daquilo que somos capazes de fazer quando temos ambição. Este prémio era um sonho, que tantos acharam impossível, mas que hoje trazemos para Lisboa”, concluiu Presidente da Câmara Municipal de Lisboa.