Em nota, o Ministério da Saúde indica que a operacionalização do Plano de Verão para a Saúde é seguida por uma Comissão de Acompanhamento, e que antecipando eventuais constrangimentos nos serviços de urgência no período de verão, o Ministério da Saúde lembra que nas situações de necessidade urgente a entrada no Serviço Nacional de Saúde é a Linha SNS 24, 808 24 24 24.
Na área da ginecologia/obstetrícia e no âmbito do Plano de Emergência da Saúde, foi criada a Linha SNS Grávida, acessível pelo mesmo número da Linha SNS 24. É através da linha que os casos urgentes de ginecologia/obstetrícia são encaminhados para os locais de atendimento disponíveis mais próximos da área de residência das utentes.
Em qualquer outro caso de urgência, recomenda-se, sempre e em primeiro lugar, telefonar para o número 808 24 24 24, para a devida triagem e o subsequente encaminhamento clínico.
O Ministério da Saúde diz contar com a articulação local e regional das Unidades Locais de Saúde para garantir, com qualidade e segurança, a devida prestação de cuidados e, sobretudo, evitar o encerramento de serviços.
A operacionalização do Plano de Verão é seguida por uma Comissão de Acompanhamento, que monitoriza as medidas, ajusta as ações e propõe soluções em caso de necessidade imperiosa e inadiável.