Linha SNS 24 passa a fornecer um serviço de Teleconsulta

Linha SNS 24 passa a fornecer um serviço de Teleconsulta
Linha SNS 24 passa a fornecer um serviço de Teleconsulta

Linha SNS 24 passa a disponibilizar Teleconsulta, um novo serviço que é destinado a utentes que, após triagem pelo atendimento do 808 24 24 24, reúnam condições clínicas para o atendimento médico à distância.

O novo serviço arrancou dia 17 de dezembro de 2024, e como indica o Ministério da Saúde vai estar em fase piloto durante 3 meses. Com o serviço de Teleconsultas o objetivo é reforçar o acesso a cuidados de saúde e otimizar recursos do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Após triagem e avaliação clínica realizada pelo profissional de saúde da Linha SNS 24, o/a utente poderá ser encaminhado/a para Teleconsulta Linha SNS 24. É o profissional de saúde que faz esse encaminhamento. Mas este modelo de Teleconsulta não é aplicado quando o utente necessite de vigilância de doença crónica, renovação de medicação ou avaliação de resultados de exames.

Como funciona?

Após a triagem realizada pela Linha SNS 24, se houver encaminhamento para teleconsulta, o/a utente receberá um link por SMS, no telemóvel.

A teleconsulta em videochamada realiza-se através de uma plataforma de transmissão online (streaming), sendo o acesso feito pelo Portal SNS 24, utilizando o link que o/a utente recebeu por SMS, ou pela App SNS 24, caso o utente tenha a aplicação móvel instalada no telemóvel.

Para realizar a teleconsulta, o/a utente precisa de ter acesso a telemóvel e a um dispositivo com câmara, microfone e ligação à internet. O utente deverá assegurar-se que se encontra num ambiente tranquilo, sem interferências externas, para preservar a privacidade da consulta.

Durante a teleconsulta, o médico poderá determinar pela necessidade de haver uma consulta presencial, devido a sintomas ou pela gravidade da condição de saúde do utente.

Quem faz as teleconsultas

O novo serviço de encaminhamento é realizado através de videochamada por médicos especialistas em medicina geral e familiar, com acesso aos sistemas de informação integrados, o que lhes permite fazer o diagnóstico médico e, se necessário, proceder à prescrição de terapêutica, bem como estabelecer um plano de cuidados de saúde para o/a utente.

Encargos para o utente

O novo serviço não tem quaisquer custos para o/a utente. Mais, a Teleconsulta Linha SNS 24 possibilitará, em determinadas situações clínicas, evitar deslocações aos serviços de saúde presenciais, mantendo a comodidade, eficácia e segurança de uma consulta médica. Permite também otimizar os recursos dos hospitais e dos centros de saúde.

A Teleconsulta Linha SNS 24 está integrada no SNS e todos os atendimentos ficarão disponíveis no histórico do registo de saúde do/a utente. O relatório clínico é partilhado com o/a utente no final da consulta.