O projeto de investigação VECTOR, sobre deteção precoce do cancro, venceu prémio “Liga Inovação 2023”, promovido pela Liga Portuguesa Contra o Cancro através do seu Núcleo Regional do Norte.
Um projeto é liderado pelo investigador auxiliar David Caballero e pelo professor Rui L. Reis, do Grupo de Investigação 3B’s, do Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos (I3B’s) da Universidade do Minho.
O prémio, que tem como objetivo apoiar a investigação na área da oncologia, foi entregue no âmbito do 5.º Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Oncologia que decorreu no Porto e que reuniu 100 trabalhos de jovens cientistas de todo o país, no âmbito do Dia Mundial da Investigação em Oncologia.
O projeto premiado procura fornecer uma solução simples, eficaz e de baixo custo para o diagnóstico precoce de casos de reaparecimento do cancro. Os investigadores criaram um dispositivo que funciona por meio das vesículas extracelulares, pequenas “cápsulas” que estão no nosso corpo e ajudam na comunicação celular e noutros processos biológicos, usando tecnologia de biópsia líquida baseada em microfluídica, que permite analisar pequenas amostras de fluídos corporais para detetar doenças, como o cancro.
Os investigadores esclareceram que deteção precoce do reaparecimento do cancro é não só essencial para a sobrevivência do doente como também para uma redução substancial dos custos de saúde associados com a necessidade de exames e testes adicionais, tratamento e hospitalização prolongada.
O investigador David Caballero irá receber a quantia de 7.500 euros de apoio ao desenvolvimento de um novo projeto na área da oncologia, em 2024, e patrocinado pela farmacêutica BioPortugal.