O Ex. Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e candidato às eleições de novembro, foi alvo de um atentado contra a sua vida, quando discursava num comício de campanha. Donald Trump sofreu ferimentos de bala na orelha direita, mas um participante no comício morreu e dois outros ficaram gravemente feridos na sequência dos tiros. O atirador foi morto no local pelas autoridades policiais.
Os responsáveis europeus manifestaram preocupação com o atentado que indicam coloca em causa a democracia.
Úrsula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, escreve na rede X: “Estou profundamente chocada com o tiroteio ocorrido durante o comício de campanha do ex-presidente Trump.
Desejo a Donald Trump uma rápida recuperação e apresento as minhas condolências à família da vítima inocente. A violência política não tem lugar numa democracia.”
Charles Michel, Presidente do Conselho Europeu, escreve na rede X: “A violência política é absolutamente inaceitável numa democracia. Condeno veementemente o ataque ao ex-presidente Donald Trump.”
Roberta Metsola, Presidente do Parmanento Europeu, escreveu na rede X: “Chocada com o ataque horrível no comício do ex-presidente Trump na Pensilvânia. A violência política é inaceitável e não deve ter lugar nas nossas sociedades. Meus pensamentos estão com ele e com as vítimas.”
Emmanuel Macron, Presidente da França, escreveu na rede X: “Os meus pensamentos estão com o Presidente Donald Trump, vítima de uma tentativa de assassinato. Envio-lhe os meus votos de uma rápida recuperação. Um espectador morreu, vários ficaram feridos. É uma tragédia para as nossas democracias. A França partilha o choque e a indignação do povo americano.”
Olaf Scholz, chanceler da Alemanha, escreveu na rede X: “O ataque ao candidato presidencial dos EUA, Donald Trump, é desprezível. Desejo-lhe uma rápida recuperação. Meus pensamentos estão também com todos aqueles que foram afetados pelo ataque. Tais atos de violência ameaçam a democracia.”
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, fez publicar uma nota no site da Presidência que indica: “O Presidente da República expressa a sua mais viva condenação ao atentado ao ex-Presidente Donald Trump.
O Presidente envia condolências à família da vítima mortal e deseja rápidas melhoras a todos os afetados.
O Presidente apela a que se combata a violência política com toda a firmeza e em pleno respeito pelos valores democráticos.”
Luis Montenegro, Primeiro-Ministro, escreveu na rede X: “Condeno veementemente o atentado cometido contra o ex. presidente, desejando-lhe pronto restabelecimento. A violência política é completamente intolerável e as democracias têm de a combater sistematicamente.”
Viktor Orbán, Primeiro-Ministro da Hungria, escreveu na rede X: “Os meus pensamentos e orações estão com o presidente Donald Trump nestas horas sombrias.”