O boletim epidemiológico emitido pela Direção-Geral da Saúde, hoje, 31 de janeiro, às 12h00, indica que são já 13 os casos confirmados de Doença dos Legionários, detetada a 27 de janeiro de 2018, com origem no Hospital CUF Descobertas.
Dos 13 doentes infetados com legionella, 9 pessoas são do sexo feminino, 11 têm idade superior a 50 anos e 3 encontra-se internadas em Unidade de Cuidados Intensivos.
O Hospital CUF Descobertas alerta, no website do hospital, que “os doentes que estiveram internados entre os dias 6 e 26 de janeiro de 2018, caso desenvolvam sintomas, devem dirigir-se a uma unidade de saúde.”
O Hospital indica ainda que “os sintomas aparecem normalmente 2 a 10 dias após a infeção”, e que “no início os sintomas são bastante semelhantes a uma gripe”, podendo apresentar: dor de cabeça; tosse seca; febre; falta de ar; mialgias; arrepios, bem como diarreia.
Num quadro de infeção por legionella os doentes de maior risco são os de idade superior a 50 anos, com doenças crónicas, fumadores, alcoólicos.