A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou, em comunicado, que foram diagnosticados quatro casos de Doença dos Legionários no Hospital CUF Descobertas. Todos os doentes são mulheres e que se encontram estáveis.
Em conferência de impressa o diretor clínico adjunto, Paulo Gomes, do Hospital CUF Descobertas, os doentes encontram-se internados e incluem duas doentes do hospital e duas funcionárias também do hospital.
A DGS indicou que as Autoridades de Saúde, em articulação com o Conselho de Administração do Hospital CUF Descobertas e em colaboração com o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge já iniciaram uma intervenção junto do Hospital com o objetivo de assegurar a situação, nomeadamente: O diagnóstico e tratamento dos doentes; o reforço da vigilância epidemiológica; o reforço da vigilância ambiental e a implementação das medidas necessárias para interromper a transmissão da bactéria.
As medidas enunciadas estão já a ser aplicadas, indicou a DGS, e acrescentou que as entidades envolvidas vão continuar a acompanhar a evolução da situação.
Ainda de acordo com diretor clínico adjunto do Hospital CUF Descobertas a legionella poderá estar “nos sistemas de águas sanitárias e nos duches.”