O Ministério do Planeamento já homologou o apoio do Programa Operacional COMPETE 2020 ao projeto de investimento, em Grândola, da empresa de indústria aeronáutica LAUAK. O apoio de 7,9 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai contribuir como cofinanciamento num investimento total de cerca de 33 milhões de euros.
Projeto da empresa francesa LAUAK envolve a implementação de uma nova unidade do setor aeronáutico em Grândola para a produção de componentes, com processos tecnológicos avançados, destinados às aeronaves A320 da Airbus.
O apoio do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional vai assim facilitar “a criação de 274 novos postos de trabalho”, em que “cerca de 70 dos quais altamente qualificados, e possibilitar exportações no valor anual de 30 milhões de euros”.
Com este novo investimento “a economia alentejana reforça a sua presença num cluster industrial com elevado valor acrescentado, alargando os seus atuais polos geográficos de Évora e Ponte de Sor a novas localizações no território alentejano”, indica comunicado do Gabinete da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.
O projeto, que foi “negociado ao abrigo do Regime Contratual com a AICEP, soma-se ao lote de 150 milhões de euros de outros investimentos empresariais a realizar no Alentejo aprovados no último Concurso geral do SI Inovação”.