A Korean Air finalizou um acordo com a Boeing de encomenda de 20 aviões 787 Dreamliner, sendo 10 de cada um dos modelos 787-10 e 787-9, no valor total de 6,3 mil milhões de dólares, ao preço de lista. O acordo envolve ainda um contrato de alugar de 10 aviões adicionais 787-10 da Air Lease Corporation.
A companhia Korean Air, uma das maiores transportadoras transpacíficas da Ásia, com 16 rotas non-stop para a América do Norte, está a adicionar o 787-10 à sua frota de longa distância para complementar os seus atuais aviões 787-9 e 777.
O Boeing 787-10 é o maior membro da supereficiente família Dreamliner. Com 68 metros de comprimento, o 787-10 pode receber até 330 passageiros numa configuração standard de duas classes, cerca de mais 40 que o 787-9. O modelo é alimentado por um conjunto de novas tecnologias e um design revolucionário, e oferece às transportadoras o menor custo operacional por assento de qualquer jato de dois corredores em serviço.
“À medida que continuamos a inovar nossa oferta de produtos, a família 787 Dreamliner vai tornar-se a espinha dorsal de nossa frota de médio e longo curso durante muitos anos”, referiu Walter Cho, presidente da Korean Air. “Além do aumento de 25% na eficiência de combustível, o 787-10 oferece cerca de 15% mais espaço para passageiros e carga do que nossos 787-9, o que será fundamental para nossas metas de negócios de longo prazo.”
“A Korean Air anunciou seu compromisso de encomendar os 20 aviões Dreamliner e alugar mais 10 no Paris Air Show, em junho. A companhia aérea planeia colocar o Boeing 787-10 nas rotas de média distância, enquanto continua a aproveitar as capacidades de longa distância dos Boeing 787-9 Dreamliner”.
Ihssane Mounir, vice-presidente sénior de Vendas Comerciais e Marketing da Boeing referiu que “a Korean Air celebra meio século de atividade, e conquistaram o respeito e a admiração da comunidade global de aviação. Temos a honra de nos associarmos à Companhia na construção de uma frota mundial de aviões nos próximos 50 anos”, e acrescentou: “Com os 747-8, o 777 existentes e agora a família 787 Dreamliner, a Korean Air opera uma das frotas widebody mais eficientes e abrangentes do mundo”.
A Korean Air utiliza uma variedade de ferramentas Boeing Global Services para apoio da sua frota, incluindo os serviços de Airplane Health Management, que otimizam o agendamento de aeronaves usando análise preditiva com dados de voo em tempo real para reduzir atrasos das aeronaves 787.
A companhia aérea emprega Jeppesen FliteDeck Pro electronic flight bag services que agilizam o acesso a dados de navegação digital, gráficos, manuais e informações meteorológicas para pilotos. Além disso, a Korean Air também utiliza soluções de planeamento de voo digital e análise de desempenho de pista, para aumentar ainda mais a eficiência operacional e reduzir custos em todas as fases de voo.
A Divisão Aeroespacial da Korean Air é uma importante parceira da Boeing nos programas 747-8 e 787, fornecendo as pontas das asas para cada modelo. A divisão também é fornecedora do Winglet Advanced Technology no 737 MAX.