O KAICIID – King Abdullah Bin Abdulaziz Center for Interreligous and Intercultural Dialogue já está tem a sua sede em Lisboa. O processo de transferência da sede de Viena para a capital portuguesa já está concluída, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.
A transferência da sede da organização foi feita no seguimento do Acordo-Sede celebrado, em 2021, entre o KAICIID e a República Portuguesa. Esta transferência deve-se a Portugal ter uma forte tradição humanista e uma cultura de inclusão conducentes ao diálogo inter-religioso e intercultural.
O Centro que iniciará as suas atividades em Lisboa ao longo dos próximos meses junta-se aos outros já instalados como o Imamat Ismaili, a Fundação Aga Khan Portugal, o Centro Norte-Sul do Conselho da Europa e a Plataforma Global para a Educação Superior nas Emergências.
O KAICIID reúne mais de 60 líderes religiosos das principais tradições religiosas e culturais do mundo. Uma organização intergovernamental inclui a Áustria, Espanha, Arábia Saudita e a Santa Sé como Observador fundador. A organização define-se como convocadora e facilitadora, trazendo líderes religiosos, formuladores de políticas e especialistas para a mesa de diálogo para que possam encontrar soluções comuns para problemas compartilhados.
O centro tem como missão desenvolver e implementar iniciativas multilaterais de construção de coesão social e resolução de conflitos. Apoia especialistas, formandos e organizações que trabalham na área social através de programas de capacitação, workshops, formação e parcerias. Atualmente está a apoiar diversos projetos em diversas partes do mundo.