Em 1985, José Valença enviou um email das antigas instalações da licenciatura de Matemática e Ciências da Computação, em Braga, para a Universidade de Manchester, no Reino Unido. “Pela primeira vez no país, trocou-se um email via modem a 200 bits por segundo, foi uma euforia!” revelou José Valença, que contou com a colaboração de outros professores, entre os quais Vasco Freitas, do Departamento de Informática da Universidade do Minho (UMinho).
O académico recordou que em 1991 foi criada na UMinho a primeira “Home Page de Portugal” para dar visibilidade ao trabalho desenvolvido, e na altura “via-se a Internet como algo só de académicos. A ideia era haver um mapa na Internet da Europa e, nos vários sítios, teria esta página portuguesa. A grande preocupação era quem controlava o quê, que todas as páginas deviam ter uma raiz”.
Mais tarde em julho de 1995 realiza-se a “1ª Conferência World Wide Web” na UMinho, que foi coordenada por José Valença. Na década passada, o académico foi consultor principal na criação do Cartão de Cidadão, fundou a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação e esteve ligado a projetos de segurança para vários ministérios do Governo, como o voto eletrónico, a lei sobre certificação digital, a fiabilidade do sistema financeiro e as eleições ao Parlamento Europeu.
Para o catedrático a UMinho tem tido um papel ímpar nesta área, incluindo agora o supercomputador português e a rede mundial em tecnologias quânticas. “Ganhou-se consistência nos conteúdos, na parte tecnológica, na qualidade de formação e na capacidade de mudar as pessoas, mobilizando-as para criar projetos. Mais: adquiriu-se uma cultura própria, dentro e para fora da instituição”.
José Valença dá agora a última aula na Universidade. A cerimónia de jubilação conta com vários testemunhos em que para além de outros pontos a relevar o pioneirismo na Internet foi um deles.
José Manuel Esgalhado Valença nasceu há 70 anos, em Lisboa. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Universidade de Lourenço Marques (Moçambique) e doutorado em Engenharia pela Universidade de Oxford, do Reino Unido. É professor na UMinho desde 1980, onde foi diretor de vários cursos, do Centro e do Departamento de Informática, do Centro Algoritmi, fundador do Laboratório de Software Confiável (HASLab/INESC TEC) e mentor dos grupos de investigação em Lógica e Métodos Formais, Criptografia e Segurança da Informação.
O académico foi ainda avaliador para a Comissão Europeia, a Fundação das Universidades Portuguesas e a Fundação para a Ciência e Tecnologia, entre outras. É autor de diversas publicações científicas e didáticas de referência, nomeadamente em áreas cujo ensino foi pioneiro em Portugal, e de livros, alguns até traduzidos em russo.