Preservar, salvaguardar e valorizar o património são responsabilidades de todos, e foi neste conceito que o Conselho da Europa e a Comissão Europeia lançaram a iniciativa Jornadas Europeias do Património, que atualmente já decorre em mais de 50 países.
Em 2024, as Jornadas Europeias do Património são sobre o tema “Rotas, Redes e Conexões”, com realização nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Em Portugal a iniciativa é coordenada pelo Instituto Público, Património Cultural.
O tema, “Rotas, Redes e Conexões”, desta já 41ª edição das Jornadas, propõe “uma reflexão sobre o que nos une e que tem permitido, ao longo dos séculos, a partilha de práticas culturais e artísticas por toda a Europa.”
Em Portugal estão programadas mais de 450 atividades a ter lugar por todo o país, que para além das atividades promovidas pelo Património Cultural, também universidades, centros de investigação, câmaras municipais, associações, museus, entre outras entidades, realizam atividades para dar a conhecer o património local e sobre diversas perspetivas, técnicas, históricas e culturais.
Entre as diversas atividades propostas pelo Património Cultural pelas diversas regiões estão as do Mosteiro de Tibães, em Braga, até às Ruínas de Milreu, em Faro, como as da cidade romana de Miróbriga, em Santiago do Cacém, da Sé de Lisboa e do Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, em Coimbra.
Portugal possui um património que é um permanente convite à descoberta, como sejam os “Escudos e Brasões” em Arouca. Um encontro com o Património que também passa, além das visitas guiadas, por conferências, ateliers lúdicos e workshops.