O Presidente da Federação Internacional de Motociclismo, Jorge Viegas, foi ontem distinguido pelo Governo com a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo. Jorge Viegas foi eleito para o cargo em dezembro de 2018, e tornou-se no primeiro português a atingir o topo da hierarquia da organização do motociclismo mundial.
A condecoração foi entregue Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, durante a Gala dos Campeões da Federação de Motociclismo de Portugal, que decorreu no Salão Preto e Prata no Casino do Estoril, em Cascais.
A distinção instituída pelo Decreto-Lei nº 55/86, de 15 de março, é destinada “a galardoar individualidades e coletividades nacionais ou estrangeiras pelos serviços prestados em prol do desporto nacional prestigiando o desporto nacional e o nome do País”, foi entregue pela primeira vez a um dirigente desportivo depois de ter igualmente homenageado os feitos de atletas como Fernando Mamede ou Ticha Penicheiro.
Jorge Viegas tinha já sido igualmente distinguido com o Colar de Mérito da Federação de Motociclismo de Portugal, que é a distinção maior da Federação Motociclismo de Portugual, e que também anteriormente foi atribuída a Hélder Rodrigues e Paulo Gonçalves pelos seus títulos mundiais no campeonato do mundo de Cross-Country e Rallyes.