No encontro com os Voluntários da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, no Passeio Marítimo de Algés, o Papa Francisco agradeceu ao D. Américo Aguiar e a todos os voluntários pelo trabalho que tornou possível “estes dias inesquecíveis” de encontro dos jovens, um trabalho “durante vários meses, de forma escondida, sem barulho e sem protagonismos, para que todos pudéssemos encontrar-nos aqui a cantar juntos”.
Agora com a experiência feita, o Papa frisou: “Amigos, por fim, quero deixar-vos uma imagem. Como sabem muitos de vós, e soube também eu, existe a norte de Lisboa uma localidade – Nazaré – onde se podem admirar ondas que chegam aos trinta metros de altura tornando-se uma atração mundial, especialmente para os surfistas que as cavalgam. Nestes dias, também vós enfrentastes uma onda enorme, não de água, mas de jovens que afluíram a esta cidade”.
O Papa Francisco continuou referindo: “Mas, com a ajuda de Deus, com tanta generosidade e apoiando-vos mutuamente, conseguistes cavalgar esta onda grande. Esta levou-vos ainda mais alto. Graças à coragem com que vos lançastes, vistes coisas que não se podem imaginar da terra-firme da inação”.
E a terminar um pedido e jeito de desafio: “Quero dizer-vos: continuai assim, continuai a cavalgar as ondas da caridade, sede “surfistas do amor”!”