Jair Bolsonaro toma posse como Presidente do Brasil e Hamilton Mourão como vice-presidente, no dia 1 de janeiro de 2019, sob fortes medidas de segurança. Várias delegações estrangeiras vão estar presentes, em Brasilia, incluindo diversos Chefes de Estado, e de Governo, vice-presidentes, e diversos ministros de negócios estrangeiros, dirigentes de organizações internacionais e diplomatas.
Entre os Chefes de Estado presentes está o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e na Esplanada dos Ministérios são esperadas cerca de 500 mil pessoas.
A cerimónia de posse pode ser acompanhada ao longo da Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, para isso a Esplanada é interdita a veículos desde as 00h00 de 30 de dezembro e até 08h00 de 2 de janeiro de 2019. As pessoas podem aceder à Esplanada através de entradas especificas onde são revistadas, indicou o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), através de comunicado.
O GSI indicou que não são permitidos diversos objetos, “como: garrafas, guarda-chuvas, foguetes “very-light”, apontadores laser, animais, bolsas e mochilas, sprays, máscaras, produtos inflamáveis, armas de fogo, objetos cortantes, drones e carrinhos de bebé.
Para o responsável do GSI “a revista é vantajosa para todos. Uma pessoa ser revistada é a segurança de que nós podemos trazer para cá nossas famílias. É muito simples. Nenhum de nós aceitaria embarcar em uma aeronave se ninguém fosse revistado hoje em dia. É um procedimento simples. Nós já tivemos momentos, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, com muito mais restrições, e isso não atrapalhou a festa”.
O GSI indicou, também, que o espaço do público conta com pontos de fornecimento de água, postos médicos e telas para acompanhar as imagens da cerimónia.
De acordo com a última informação a cerimónia desenvolve-se seguindo os percursos:
■ Catedral – Congresso Nacional: Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão, respetivamente presidente e vice-presidente eleitos, partem da Catedral de Brasília em direção ao Congresso Nacional onde decorre a sessão solene de posse. Jair Bolsonaro faz o juramento, assina o livro de posse, e faz o seu primeiro discurso como Presidente. Nesta deslocação são escoltados por 110 Dragões da Independência.
■ Congresso Nacional – Palácio do Planalto: No Palácio do Planalto, sede do Executivo Federal, Michel Temer passa a faixa presidencial a Jair Bolsonaro, que fará um pronunciamento à Nação. Já como chefe do Poder Executivo Jair Bolsonaro dá posse aos ministros do seu Governo, a que se segue um momento para a foto oficial.
■ Palácio do Planalto – Palácio Itamaraty: Mais tarde, o novo Presidente dá uma receção no Palácio Itamaraty às diversas delegações estrangeiras e altas autoridades da República Federativa do Brasil.
Medidas de segurança
1. O único acesso à Esplanada dos Ministérios é realizado pela Rodoviária do Plano Piloto;
2. Há revista ao público pelas Forças de Segurança em 4 pontos sucessivos;
3. A população presente tem apoio em cuidados de saúde, pontos de distribuição de água, sanitários públicos e uma tela na Praça dos Três Poderes para poder assistir em tempo real às cerimónias;
4. As pessoas podem transportar alimentos, mas em sacos de plástico transparente para facilitar a revista;
5. A população deve ter em conta as restrições à entrada de um conjunto de objetos.