A IX Bienal de Jovens Criadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), que decorreu em Luanda, sob o lema “Juventude da CPLP Unida pela Cultura”, teve a participação de 15 jovens portugueses, que em conjunto com outros jovens de Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste, puderam apresentar as suas criações.
Os jovens artistas apresentaram as suas obras que incluíam diversas formas de expressão artística desde Joias à Joalharia, Artes Plásticas, Cinema, Literatura, Dança, Arquitetura, Fotografia, Design Gráfico e Moda.
O encontro, que reuniu cerca de 200 jovens artistas, “foi uma oportunidade para reforçar a importância da participação ativa dos jovens na construção de uma CPLP com valores de promoção artística multicultural e de promoção das culturas de cada país, celebradas e lideradas pela juventude”.
Para a Fundação da Juventude, entidade responsável pela organização da representação portuguesa neste certame, trata-se de “uma iniciativa de extrema relevância no contexto da atividade da Fundação contribuindo para a visibilidade internacional do talento jovem nacional”.
Em Luanda, a representação portuguesa, acompanhada por Carla Mouro, Presidente Executiva da Fundação da Juventude e por Bruno Neto, como chefe da comitiva, recebeu a visita da Ministra da Juventude e Desportos, Ana Paula do Sacramento Neto, do Governador da Província de Luanda, Sérgio Luther Rescova, e do Secretário de Estado Português da Juventude e Desportos, João Paulo Rebelo.