O Irão libertou hoje, 9 de maio, sete membros da tripulação do navio do navio MSC Aries apresado de bandeira portuguesa. Em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que “o Governo português deu nota atempadamente aos Estados de que estes sete tripulantes são nacionais”.
Os sete agora libertados são: Cinco cidadãos de nacionalidade indiana, um de nacionalidade filipina e um de nacionalidade estoniana, que era o único cidadão da União Europeia que estava a bordo. Também, uma cidadã indiana já teria deixado o navio. Assim, neste momento, a tripulação a bordo é de 17 membros.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros refere que “Governo português saúda este desenvolvimento, no qual tanto se tem empenhado”, e “reitera, no entanto, junto do Governo iraniano, que a legalidade internacional impõe a liberação imediata destes tripulantes e do navio MSC Aries. Portugal continuará a envidar todos os esforços para que estas obrigações internacionais sejam integralmente cumpridas.”
O navio porta contentores da MSC Aries de bandeira portuguesa foi apresado pelas autoridades do Irão, no dia 15 de abril de 2024, quando navegava em águas internacionais, no Estreito de Ormuz, como uma tripulação de 25 pessoas.