A International Data Corporation (IDC) estima que, em Portugal, o investimento em soluções de Business Analytics & Inteligência Artificial (IA) ultrapassaram os 300 milhões de euros. Até 2025 o mercado de IA deverá apresentar um crescimento anual médio de 18%, ou seja, ultrapassar os 500 milhões de euros.
Para Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, “a convergência das soluções de Business Analytics e Inteligência Artificial é o catalisador que impulsiona a transformação dos negócios, permitindo que as organizações tomem decisões estratégicas baseadas em insights precisos. Essa poderosa combinação de tecnologias abre as portas para a inovação, eficiência operacional e vantagem competitiva, capacitando empresas a desbravar novos horizontes num mundo cada vez mais orientado para os dados. Nos próximos anos, as previsões da IDC apontam para um crescimento relevante neste segmento, não só em Portugal como também a nível mundial”,
Dados do IDC FutureScape: Worldwide Artificial Intelligence and Automation 2023 Predictions, de agosto de 2022, que monitoriza as tendências nas áreas de software, hardware e serviços de IA nas diversas indústrias, bem como a sua utilização, apontam que as empresas devem ter investido 118 mil milhões de dólares em soluções de IA, em 2022.
No período entre 2021-2026, a despesa em IA deverá aumentar para 301 mil milhões de dólares, com uma taxa de crescimento anual composta de 26,5%. Este valor é quatro vezes superior à taxa de crescimento anual composta de 6,3% para as despesas mundiais em TI, no período em análise. Além disso, o software de automatização inteligente de processos atingirá 49 mil milhões de dólares, em 2026, o que representa um acréscimo de 19,4% da taxa de crescimento anual composta no período 2021-2026.
As 10 tendências do mercado de IA e automação para os próximos 5 anos
O estudo “IDC’s Worldwide Semiannual Artificial Intelligence Systems Spending Guide”, revela 10 previsões para a área de IA e automação, até 2027. O estudo descreve ainda os principais fatores que afetam os decisores responsáveis por estas despesas e pela utilização efetiva das soluções associadas.
1. A escassez de talento levará 35% das organizações de TI a investir em competências de IA até 2023, tanto para executar operações de TI automatizadas como para apoiar os utilizadores finais empresariais que adotam soluções de IA e soluções de automação.
2. Até 2026, as funcionalidades orientadas para a IA serão integradas em todas as categorias de tecnologia empresarial e 60% das organizações vão utilizar, ativamente, essas funcionalidades para obter melhores resultados sem depender de talentos técnicos de IA.
3.À medida que os modelos de IA se tornam estratégicos, os responsáveis vão estar mais atentos ao risco e à governação dos modelos. Até 2025, 60% dos CFOs do G2000 pretende incorporar os riscos de IA como parte dos seus programas de risco empresarial.
4.Até 2024, a maioria das organizações aproveitará ferramentas de desenvolvimento sem código para, pelo menos, 30% das suas iniciativas de IA e automação, ajudando a dimensionar a transformação digital (DX) e a democratizar a IA.
5.Até 2026, os modelos de linguagem através de uma grande quantidade de parâmetros, que servem como base para a construção de outros modelos ou aplicações de IA, vão tornar-se um padrão da indústria, sendo desenvolvidos apenas pelos maiores fornecedores.
6.Até 2026, 40% dos modelos de IA vão incorporar múltiplas modalidades de dados, para melhorar a aprendizagem e colmatar as atuais deficiências de conhecimento quotidiano nas soluções de IA de modalidade única.
7.Impulsionados pela componentização das aplicações (conceito relacionado com a arquitetura de software e design de aplicações) e pelos avanços na IA/aprendizagem automática (ML), 25% das empresas G2000 (uma lista que classifica as maiores empresas globalmente) vão desenvolver aplicações criadas com inteligência artificial, até 2027. Essa tendência tem o potencial de causar uma disrupção nos papéis tradicionais de programadores de software.
8.Para acelerar o desenvolvimento da automação e maximizar os benefícios, até 2025, 50% das organizações vão adotar estratégias inteligentes de execução de negócios, acelerando todos os aspetos do ciclo de vida da automação com IA.
9.Até 2026, 75% das grandes empresas vão contar com processos baseados em IA para melhorar a eficiência dos ativos, simplificar as cadeias de fornecimento e melhorar a qualidade dos produtos em ambientes diversificados e distribuídos.
10.Em resposta às preocupações com a sustentabilidade e à incerteza económica, até 2024, 40% do G2000 adotará ferramentas para quantificar, prever e otimizar o custo-benefício do seu ciclo de vida de IA.
Para Ritu Jyoti, vice-presidente do grupo, pesquisa de mercado mundial de Inteligência Artificial e Automação e consultoria serviços da IDC, “Os investimentos em IA e automação estão na vanguarda da transformação digital das empresas e são vistos como um deflator digital que pode contrariar o impacto da inflação e preparar as empresas para o futuro”.