A Comissão Europeia anunciou os resultados da candidatura de 2016 para o financiamento de investigação de pós-doutorados das ações Marie-Skłodowska-Curie, do programa Horizonte 2020 da União Europeia (UE).
A Comissão vai conceder mais de 218 milhões de euros a quase 1.200 investigadores com grande potencial. Com a sua investigação, estes investigadores vão produzir mudanças na sociedade e na economia.
Em novembro de 2016, foram comemorados os 20 anos do programa Marie-Skłodowska-Curie, um programa dedicado a apoiar os recursos humanos que impulsionem a investigação e a inovação.
Foi a primeira vez que foram abertas candidaturas a bolsas individuais para a área específica ‘Sociedade e Empresa’. Para esta área foram dedicados mais de 8 milhões de euros em bolsas de estudo em empresas ou outras organizações fora do mundo académico.
Na área ‘Sociedade e Empresa’ são apoiados quase 50 investigadores pós-graduados altamente qualificados que passarão vários anos em órgãos públicos, organizações não-governamentais ou empresas. Os bolsistas irão aumentar significativamente a sua própria experiência e a capacidade de inovação das organizações onde trabalhem.
Além disso, foram concedidas cerca de 100 bolsas individuais a investigadores que regressam para trabalhar na Europa depois de um período noutras partes do mundo, ou após uma pausa na carreira.
A Comissão atribuiu cerca de 115 ‘Global Fellowships’ a investigadores que trabalham na Europa e que desejam adquirir novas habilidades e experiência noutras partes do mundo.