Investigação no âmbito de Projeto CMU Portugal distinguida com “Best Portuguese Internet Research”

Equipa Luso-Americana de investigadores identifica técnica que pode comprometer o anonimato no acesso à Internet. A investigação desenvolvida no âmbito de Projeto CMU Portugal levou à distinção com prémio “Best Portuguese Internet Research”

Investigação no âmbito de Projeto CMU Portugal distinguida com “Best Portuguese Internet Research”
Investigação no âmbito de Projeto CMU Portugal distinguida com “Best Portuguese Internet Research”. Foto: © IST

A descoberta de um método que permite monitorizar comunicações na rede de anonimato Tor e que pode potencialmente comprometer a privacidade dos utilizadores no acesso à Internet, garantiu Daniela Lopes, do Doutoramento afiliado do Programa CMU Portugal (Instituto Superior Técnico I INESC-ID), o Prémio “Best Portuguese Internet Research”.

O artigo de investigação premiado pelo Capítulo Português da Internet Society (ISOC) foi desenvolvido no âmbito do projeto CMU Portugal DAnon, e publicado em coautoria com os investigadores Nuno Santos,Técnico I INESC-ID, e Nicolas Christin, Carnegie Mellon University.

A equipa de investigadores anunciou que este novo método de monitorização da rede Tor, um software livre e de código aberto projetado para permitir a navegação anónima e segura na Internet, pode ser potencialmente adotado por terceiros para subverter esse propósito. Ao encaminhar o tráfego encriptado através de vários servidores, a rede Tor evita o rastreio da sua origem e permite por exemplo prevenir a vigilância e censura impostas por determinados governos ou autoridades.

O trabalho de investigação foi desenvolvido em colaboração entre Portugal e a Carnegie Mellon University (CMU) no âmbito do Programa CMU Portugal.

“O Programa permitiu juntar a experiência de investigadores do INESC ID e da CMU, aliando o conhecimento de ambas as partes para detetar esta vulnerabilidade. O nosso trabalho contribuiu para aumentar a robustez do Tor, alinhando-se diretamente com os objetivos centrais da Internet Society para promover a privacidade online e combater a censura digital”, referiu Daniela Lopes, citada em comunicado.

O artigo “Flow Correlation Attacks on Tor Onion Service Sessions with Sliding Subset Sum”, já foi publicado nos proceedings da edição de 2024 da prestigiada publicação “Network and Distributed System Security (NDSS) ” e disponível em www.ndss-symposium.org/ndss-paper/flow-correlation-attacks-on-tor-onion-service-sessions-with-sliding-subset-sum/ .

Daniela Lopes revelou: “Ganhar o ‘Best Portuguese Internet Research Award from the Internet Society 2024’ é o reconhecimento do nosso trabalho e realça não só a importância da nossa investigação, como também reforça o nosso compromisso em proteger a privacidade e a liberdade online dos utilizadores. Este prémio motiva-nos a continuar a nossa investigação com ainda maior dedicação, sabendo que esta tem um impacto real na proteção dos direitos digitais dos cidadãos de todo o mundo.”

O prémio foi entregue Daniela Lopes no evento “Criptografia: a necessidade e o dilema”, que no dia 11 de dezembro de 2024, no Instituto Superior Técnico. No evento participaram Maria Manuel Leitão Marques, Membro do Parlamento Europeu (2019-2024) e ex-Ministra da Presidência; Robin Wilton, Director de “Internet Trust – Internet Society”, e Miguel Pupo Correia, Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico e investigador no INESC-ID.