A 6ª edição da conferência internacional Particles in Europe (PiE), um evento bianual sobre a medição, monitorização e gestão da granulometria e concentração in-situ de sedimentos em meios aquáticos, decorre, de 14 e 17 de outubro, nas instalações do Instituto Hidrográfico (IH), em Lisboa.
A Conferência PiE reúne alguns dos especialistas do mundo em estudos sobre partículas na água, para debate de áreas que abrangem a dinâmica, medição, monitoramento e impacto de partículas em oceanos, portos, costas, rios, lagos, ribeiros e sedimentação em reservatórios.
Os participantes, de que fazem parte investigadores, estudantes, autoridades ambientais e agências governamentais, entre outros, vão também debater temas com interesse no transporte marítimo e hidrológico de sedimentos, sedimentação de rios e reservatórios, estudos biológicos, sedimentos na dragagem, tecnologias de medição de partículas, ótica e acústica e sensoriamento remoto de partículas.
Entre os participantes na Conferência PiE um destaque para cientistas de renome mundial na área da deteção acústica de sedimentos, como Yogi Agrawal, responsável das conferências PiE e autor de diversos artigos publicados em revistas internacionais na área da análise de partículas por métodos óticos e acústicos.
O encontro, que tem como objetivo a troca de ideias e informação, sobre partículas na água, conta com participantes de diversas da Austrália, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, França, Alemanha, Grécia, Hungria, India, Israel, Itália, Holanda, Noruega, Polónia, Portugal, Eslováquia, Suíça, Turquia, Reino Unido e EUA.
A organização da 6ª conferência PiE é da empresa Sequoia Scientific, com sede no estado de Washington, EUA, e pelo IH como entidade acolhedora local do evento.