O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) disponibiliza, pela primeira vez, uma pós-graduação em Engenharia e Gestão de Risco de Desastres. Um curso considerado inovador, que abrange todas as etapas da gestão do risco de desastres, com especial atenção às perspetivas da engenharia e da tecnologia, circunscrevendo os impactos sofridos por comunidades inteiras, fruto de desastres naturais e tecnológicos, que exigem respostas imediatas e efetivas por parte das autoridades competentes.
“Com o crescimento da ocorrência de desastres naturais e tecnológicos, entre eles o surgimento de pandemias e a utilização de produtos químicos na indústria e na agricultura, a nossa aposta vai permitir que os nossos diplomados adquiram competências que os habilitem a desenvolver estratégias eficientes de prevenção, mitigação, avaliação e resposta em situações de emergência e de catástrofe, evitando assim riscos maiores e reduzindo o impacto nas comunidades”, referiu Maria Ana Baptista, coordenadora da pós-graduação, citada em comunicado pelo ISEL.
A nova pós-graduação destina-se a profissionais que atuam nas áreas de engenharia civil, ambiente, geologia, arquitetura, administração pública e planeamento urbano. O curso desdobra-se em aulas teóricas e teórico-práticas ministradas em horário pós-laboral, às sextas-feiras e aos sábados.
A primeira edição do curso é disponibiliza apenas 25 vagas e os interessados devem candidatar-se através do portal de candidaturas do ISEL. A 1ª fase de candidatura decorre entre 5 e 25 de junho de 2024.