O Ministério da Cultura felicitou a arquiteta Inês Lobo e a artista visual Fernanda Fragateiro pelas distinções nos Prémios AICA 2017, nas áreas da Arquitetura, e das Artes Visuais respetivamente.
O Júri do prémio, que foi presidido por Ricardo Carvalho e do qual fizeram parte Ana Tostões, Catarina Rosendo, João Rodeia e Nuno Crespo, justificou a atribuição dos prémios devido ao excecional percurso das premiadas e a transversalidade dos trabalhos que vêm desenvolvendo.
A arquiteta Inês Lobo, que ganhou o Prémio AICA Arquitetura 2017, tem desenvolvido projetos de referência em distintas áreas artísticas. A também comissária e professora destaca-se “não só na criação e reconversão de equipamentos, habitação, requalificação de edifícios e de espaços públicos, como também na conceção e participação em exposições de arquitetura, incluindo as representações oficiais portuguesas em bienais internacionais, como as de Veneza e de São Paulo.”
Artista visual Fernanda Fragateiro viu o trabalho reconhecido com o Prémio AICA Artes Visuais 2017. A artista conta “com um vasto percurso artístico e é reconhecida internacionalmente pelo trabalho visual e de instalação, assente em leituras e intervenções”. Na artista “a escultura e arquitetura reúnem estética e formalismo, em tempo e lugar, questionando o olhar e a experiência do espetador.”