O transporte marítimo contribui com cerca de 2 a 3% do total das emissões globais de gases com efeito de estufa. A redução das emissões do setor marítimo é um objetivo fundamental do Pacto Ecológico Europeu.
O Laura Maersk é primeiro navio porta-contentores do mundo a operar com metanol verde, produzido por painéis solares, foi inaugurado em Copenhaga, pela Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
O metanol é um dos combustíveis alternativos que estão a ser testados para ajudar o setor marítimo a cumprir as metas da União Europeia de redução de carbono.
O ferry de passageiros movido a metanol, o Stena Germanica, que opera entre os portos de Gotemburgo, na Suécia, e Kiel, na Alemanha, foi o primeiro navio do mundo a funcionar com metanol, quando foi convertido do combustível marítimo tradicional em 2015. O programa de infraestruturas cofinanciou a fase de testes e a modernização do navio, bem como infraestruturas portuárias para permitir o abastecimento de metanol.